Siga o OTD

Judô

Brasil fatura três outros, duas pratas e um bronze no Sul-Americano de judô

O Brasil conquistou três ouros, duas pratas e um bronze no Campeonato Sul-Americano realizado neste domingo, 30, no Coliseo Regatas – Sede Filial Deportes, em Lima, capital do Peru. Eleudis Valentim (52kg), Phelipe Pelim (60kg) e Daniel Cargnin (66kg) foram campeões. Nádia Merli (70kg) e Gustavo Assis (90kg) ficaram em segundo e Nathália Mercadante (48kg) conquistou o bronze.

A melhor campanha entre os brasileiros foi do jovem Daniel Cargnin, de apenas 18 anos. Com uma campanha impecável, venceu todas as suas quatro lutas no Sul-Americano por ippon.  Ele passou por Javier Vargas (CHI), Lenin Preciado (ECU), campeão dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, Jesus Mendosa (PER) e, na final, por Juan Sebastian Perez (CHI).

Em uma categoria abaixo, Phelipe Pelim (60kg)  também foi muito bem. Venceu suas três primeiras lutas – Roberto Jara (PER),Diego Lopez (CHI) e Nehuen Melita (ARG) – por ippon. Na decisão, numa luta equilibrada, passou por John Futtinico (COL) na diferença de punições.

O terceiro ouro veio com Eleudis Valentim (52kg) que também fez quatro lutas no Sul-Americano. Na primeira luta conseguiu um yuko contra Diana Diaz (ECU). Depois vieram vitórias sobre Oritia Gonzalez (ARG), Francesca Alamos (CHI) e Abi Cardozo Madaf (ARG), todas por ippon.

Nádia Merli (70kg) e Gustavo Assis (90kg) só foram derrotados na decisão. Nádia começou com vitórias sobre Mayte Mejia (PER) por ippon e Anahi Galeano (ARG) na diferença de punições.  Na decisão, acabou sofrendo um ippon de Vanessa Chala (ECU). Já Gustavo passou Jose Osorio (PER) e Francisco Balanta (COL), ambas por ippon. Na decisão, contra o chileno Rafael Romo, acabou derrotado por um wazari.

E o único bronze foi de Nathália Mercadante (48kg). Ela venceu Keisy Perafan (ARG) por yuko e Natalie Romero (PER) por ippon mas, na semifinal, foi derrotada por Diana Cobos (ECU). Na disputa pelo bronze, venceu Chrisel Ramirez (PER) também por ippon.

O próximo compromisso da seleção brasileira é o Grand Slam de Tóquio, de dois a quatro de dezembro.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô