Siga o OTD

Eric Takabatake conquistou o ouro em Guadalajara

Judô

Brasil leva seis medalhas no primeiro dia do Pan do México

Eric Takabatake e Daniel Cargnin conquistam o ouro no primeiro dia de disputas no México. Brasil ainda teve uma prata e três bronzes

Eric Takabatake conquistou o ouro em Guadalajara (Arquivo)

Brasil leva seis medalhas no primeiro dia do Pan do México

O Brasil conquistou medalhas seis nesta sexta-feira (20), primeiro dia de disputa do Pan-Americano de judô, disputado em Guadalajara, no México. Eric Takabatake e Daniel Cargnin ficaram com o ouro, enquanto Eduardo Katsuhiro ficou com a prata. Já o trio feminino formado por Larissa Pimenta, Jéssica Pereira e Ketleyn Quadros foram bronze.

O primeiro a ir no tatame no dia foi Eric Takabatake. Lutando na categoria até 60kg, o brasileiro derrotou o mexicano Moises Rosado na estreia e o equatoriano Steven Morocho na semifinal. Na decisão Takabatake não deu chances para o norte-americano Adonis Diaz e com um ipon confirmou a medalha de ouro no ligeiro masculino.

Judô
Eric Takabatake ficou com o ouro neste primeiro dia de competições (Twitter/noticiascbj)

Outro campeão do dia, Daniel Cargnin iniciou a caminhada batendo Julian Sancho, da Costa Rica. Na semifinal, derrotou o argentino Tal Almog. Na decisão, Daniel conseguiu imobilizar o cubano Osniel Solis e conquistou o seu bicampeonato pan-americano no meio-leve masculino (até 66kg).

+ Categoria nova é pra tentar Tóquio e também Paris, diz Jéssica

Eduardo Katsuhiro é prata

Disputando a categoria até 73kg, Eduardo Katsuhiro, do Time Ajinomoto, estreou vencedo o norte-americano Alex Turner. Na semifinal o brasileiro conseguiu uma nova vitória, desta vez contra o peruano Alonso Wong. O adversário da decisão foi o canadense Antoine Bouchard, que conseguiu a vitória após aplicar um waza-ari.

Mulheres conseguem o bronze

Ao todo, quatro mulheres lutaram nesta sexta representando o país. Lutando na categoria até 52kg, Larissa Pimenta, do Time Ajinomoto, e Eleudis Valentim começaram com o pé esquerdo e foram derrotadas por Naomi Acosta (CUB) e Luz Olvera (MEX), respectivamente.

+ FIJ encerra temporada e dificulta solução nos 57 kg do Brasil

Na repescagem as duas precisaram se enfrentar e Larissa Pimenta levou a melhor com um waza-ari no golden score. Na luta valendo o bronze, a brasileira conseguiu a vitória e garantiu mais uma medalha para o Brasil no Pan-Americano de judô.

Na categoria até 57kg, Jéssica Pereira sofreu 3 punições na estreia diante da cubana Odelin Garcia e foi para a repescagem, em que superou a peruana Kiara Arango por um ippon. Na luta valendo um lugar no pódio, Jéssica finalizou a norte-americana Amelia Fulgentes com uma chave de braço para conquistar a sua primeira medalha continental na categoria. Vale dizer que a judoca é bicampeã pan-americana do 52kg.

Por fim, Ketleyn Quadros foi mais uma a medalhas. Após estrear perdendo para a norte-americana Alisha Galles, a lutadora derrotou a equatoriana Estefania Garcia por ippon e se classificou para a briga pelo bronze. No confronto decisivo, a brasileira não deu chances a cubana Maylin Del Toro Carvajal, nº 6 do mundo, e ficou com o bronze no Pan.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Neste sábado (21), será a vez de nove brasileiros brigarem por medalhas no Pan-Americano de judô em Guadalajara. No domingo a competição contempla a disputa por equipes mistas.

Mais em Judô