Siga o OTD

Judô

Érika Miranda derrota campeã olímpica e é bronze no Mundial

Com uma vitória sobre a campeã olímpica Majlinda Kelmendi, de Kosovo, e conquistou a primeira medalha do Brasil no Mundial. Veja no vídeo acima como foi a luta.

Érika Miranda manteve a regularidade habitual e conquistou nesta terça-feira, 29, sua quarta medalha consecutiva em Campeonatos Mundiais derrotando ninguém menos do que Majlinda Kelmendi, atual campeã olímpica e bi mundial, na disputa pelo bronze. Foi o primeiro pódio do Brasil na competição que começou nessa segunda-feira, 28, em Budapeste, na Hungria.

“Eu estou muito feliz, apesar de ter sido um bronze. Eu tive um desgosto exatamente um ano atrás nos Jogos Olímpicos do Rio e me desacreditei bastante. Esse bronze é especial, estou muito feliz”, comemorou a meio-leve na saída do tatame relembrando o amargo quinto lugar no Rio.

Érika estreou no Mundial com vitória por ippon sobre a australiana Tinka Easton.

Na sequência, conseguiu outro ippon para passar pela polonesa Agata Perenc.

Nas quartas-de-final, porém, a brasileira fez disputa equilibrada com a japonesa Natsumi Tsunoda, mas sofreu o ippon no golden score.

Com a derrota, ela foi para a repescagem, onde venceu Distria Krasniqi, também do Kosovo, por um waza-ari.

“Na minha preparação para o Mundial eu participei de um treinamento de campo internacional na Eslovênia, onde pude treinar com muitas atletas fortes da minha categoria e as duas, Krasniqi e Kelmendi, estavam lá, treinamos juntos. Foi fundamental para este Mundial, onde precisei passar exatamente por elas nas lutas finais”, lembra.

Na disputa pelo bronze, a brasileira foi mais agressiva desde os minutos iniciais forçando duas punições à Kelmendi, antes de encaixar o golpe que lhe daria o waza-ari vencedor. Érika já havia vencido o último combate contra a kosovar, em 2015, na semifinal do Grand Slam de Abu Dhabi e, mais uma vez foi superior à campeã olímpica.

Sarah Menezes e Charles Chibana também lutaram nesta manhã, mas não avançaram às disputas por medalha. Sarah estreou com vitória por ippon sobre a alemã Nieke Nordmeyer.

Sarah, no entanto, caiu nas oitavas, também por ippon, para a japonesa campeão mundial Ai Shishime.

Charles Chibana também estreou com vitória por um waza-ari contra Azamat Mukanov, vice-campeão mundial no Rio, em 2013.

Apesar da grande vitória na primeira luta, Chibana parou na segunda rodada diante do francês Kilian Leblouche. No tempo normal, a luta terminou empatada com duas punições para cada e, no golden score, Chibana acabou punido pela terceira vez e se despediu mais cedo do Mundial.

Na quarta-feira, o Brasil será representado pela campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) e por Marcelo Contini (73kg). As preliminares começam às 5h e as finais serão a partir das 11h.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô