Siga o OTD

Judô

Mundial Cadete: Brasil conquista ouro e bronze na estreia

Aldi Oliveira e Amanda Arraes conquistaram as primeiras medalhas brasileiras no Mundial Cadete de Judô, que está sendo disputado em Santiago

O Brasil tinha quatro representantes na etapa desta quarta-feira (9) do Mundial Cadete de Judô. Os atletas brasileiros participaram das semifinais e da repescagem em busca de medalhas. No fim do dia, Aldi Oliveira e Amanda Arraes conquistaram as duas primeiras medalhas do Brasil. Confira as lutas do primeiro dia de Mundial Cadete de Judô no vídeo acima!

Após vencer o turco Ejder Toktay, Aldi venceu Maksud Ochilov, do Uzbequistão, na final da categoria. Oliveira não sofreu com a resistência adversária e garantiu o ouro para o Brasil com um ippon ao se aproveitar de uma falha na tentativa de imobilização do adversário.

Na disputa do bronze, na categoria até 44kg, Amanda Arraes enfrentou Liza Gateau, da França. A judoca europeia havia eliminado a também brasileira Laura Ferreira na repescagem. No entanto, Gateau cometeu três penalidades e sofreu a derrota.

Já Laura Ferreira e Aristides Júnior não conseguiram passar da repescagem e ficaram de fora das disputas por medalhas. Confira como foram as lutas dos brasileiros abaixo:

Aldi Oliveira (BRA) x Ejder Toktay (TUR)

Campeão pan-americano, o brasileiro Aldi de Oliveira enfrentou o turco Ejder Toktay pelas semifinais. A categoria disputada era até 50kg no Mundial de Cadetes de Judô. O brasileiro começou o confronto de forma mais defensiva, barrando os avanços do adversário. Oliveira sofreu uma punição, mas conseguiu reverter ao arremessar Toktay e garantir um ponto. Por wazari, Aldi garantiu uma vaga na final.

Laura Ferreira (BRA) x Liza Gateau (FRA)

A brasileira Laura Ferreira foi derrotada no golden score da repescagem até 44kg pela francesa Liza Gateau. Gateau conseguiu bloquear todas as tentativas de imobilização da brasileira no tempo regular, mas não teve nenhuma chance de pontuar. No golden score, o primeiro ponto foi da francesa. Ela conseguiu derrubar Ferreira com 1 minuto e 11 segundos de golden score. Com isso, Laura fica de fora da disputa pela medalha de bronze.

Jong Hung Kim (PRK) x Amanda Arraes (BRA)

Amanda Arraes não conseguiu superar a norte-coreana Jong Hung Kim. O duelo, válido pelas semifinais da categoria até 44kg, terminou no tempo regulamentar com triunfo de Kim no golden score. Amanda sofreu uma penalidade ao tentar imobilizar a adversária quando o cronômetro marcava pouco mais de um minuto de luta. Kim, no entanto, também sofreu uma punição nos últimos segundos, o que mandou a luta para o golden score. O ponto que encerrou o duelo foi outra penalidade de Amanda. O árbitro encerrou a partida quando ela arremessou a coreana. Com isso, ela disputará o bronze.

Sin Hyok An (PRK) x Aristides Júnior (BRA)

Aristides Júnior disputava a repescagem até 55kg por uma chance de lutar pelo bronze da categoria. Ele foi derrotado pelo norte-coreano Sin Hyok An no golden score por 3 a 2, com uma punição para cada. A disputada luta contou com bons golpes para os dois lados. O primeiro a pontuar foi o coreano, que imobilizou Aristides e conseguiu abrir o placar nos primeiros segundos de luta. Logo depois, no entanto, ele foi penalizado. Aristides sofreu uma punição nos segundos seguintes. Ainda assim, a luta estava longe de acabar. Aristides conseguiu empatar o duelo, mas Sin Hyok voltou a pontuar em seguida. A apenas 8 segundos do fim do tempo regulamentar, no entanto, o brasileiro conseguiu empatar o duelo em dois wazaris e duas punições, garantindo o golden score. Por fim, o coreano conseguiu uma imobilização e garantiu o triunfo.

Aldi de Oliveira (BRA) x Maksud Ochilov (UZB)

Aldi de Oliveira voltou para as quadras para a sua quarta luta do dia, desta vez a final do Mundial Cadete. O judoca, que já foi campeão pan-americano, conquistou o primeiro ouro do Brasil na competição após vencer Maksud Ochilov, do Uzbequistão. Aldi venceu por ippon ao se aproveitar de um erro do adversário com cerca de 1 minuto e 20 segundos de luta. Com o resultado, ele garantiu o título da categoria até 50kg.

Liza Gateau (FRA) x Amanda Arraes (BRA)

A brasileira Amanda Arraes enfrentou Liza Gateau, da França, pela medalha de bronze da categoria até 44kg. A luta foi bastante disputada entre as duas judocas, mas terminou quando Gateau recebeu a sua terceira punição. A luta terminou faltando 1 minuto e 26 segundos para o fim.

Trajetória

Os dois brasileiros, que ainda lutam pelo ouro, conseguiram derrotar os atuais campeões europeus na campanha até chegar à semifinal. Campeão pan-americano, Aldi Oliveira derrotou Joziah Fry, dos Estados Unidos, bronze no Pan, por ippon em apenas 1min14s de luta. Na segunda rodada, ele enfrentou o melhor judoca da categoria no Velho Continente: o russo Georgii Tretiakov, da Rússia. Foi uma luta dura, decidida apenas no golden score e por shido. O europeu levou duas punições contra uma do brasileiro e acabou derrotado. Na semifinal, Aldi terá pela frente o turco Ejder Toktay, terceiro colocado no Campeonato Europeu de 2017.

Na categoria até 44kg, Amanda Arraes estreou com uma vitória por wazzari no golden score contra a húngara Dorina Klein, da Hungria. Na segunda rodada, ela teve uma pedreira pela frente, a Ana Viktorija Puljiz, campeã europeia, mas a luta durou apenas 56 segundos, tempo suficiente para a brasileira vencer por ippon e avançar. Nas quartas-de-final, outro compate resolvido por ippon em pouco tempo. A turca Gamze Sayma durou apenas 1min11s até ser derrotada com um golpe perfeito. Amanda pega na semifinal a norte-coreana Jong Hung Kim.

O curioso não era a brasileira mais cotada na categoria até 44kg. Esse privilégio cabia a Laura Ferreira, campeão pan-americana não só cadete como também júnior. O próprio site da IJF (Federação Internacional de Judô) a apontava como grande favorita. Mas depois de vencer por ippon a americana Noran Elmahroukey em 1min27, ela foi surpreendida pela italiana Carlotta Avanzato, da Itália, quinta colocada no Europeu, e foi derrotada em 2min26s. Apesar do resultado negativo, ela ainda tem chances de medalha. Vai enfrentar a francesa Liza Gateau na repescagem.

Na categoria até 55kg, Aristides Júnior venceu por ippon o português Daniel Santos e o holandês Emiel Jaring. Mas, na terceira luta, foi derrotado no golden score por wazzari por Sukhnat Byambasuren, da Mongólia. Na repescagem, ele pega o norte-coreano Sin Hyok An. Na mesma categoria, Matheus Takaki perdeu na primeira luta para Severin Edmeier, da Alemanha, e foi eliminado.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô