Siga o OTD

Brasileiros encerram Grand Slam de Osaka sem medalhas

Judô

Brasil encerra Copa Europeia Sub-21 em Berlim com oito medalhas

Brasil encerra Copa Europeia Sub-21 em Berlim com oito medalhas

Depois de ganhar quatro medalhas no primeiro dia de competição, o Brasil encerrou sua participação na Copa Europeia Sub-21 de judô com outros quatro pódios. Neste domingo, Tiago Pinho ganhou a prata, enquanto Sarah Chaves, Beatriz Souza e Ellen Santana levaram o bronze. Com o resultado, o país terminou a competição em Berlim na quinta colocação no quadro de medalhas com uma de ouro, três de prata e quatro de bronze. A França foi a campeã geral com três títulos, dois vices e quatro terceiros lugares.

O destaque brasileiro deste domingo foi Tiago Pinho, que lutou na categoria até 81kg. Com a vitória na estreia sobre  Arkadiusz Dziarmaga, da Polônia, por  wazzari e três seguidas por ippon sobre Naim Huseynov, do Azerbaijão, Tristani Mosakhlishvili, da Geórgia, e Turpal Tepkaev, da Rússia, ele garantiu presença na decisão. Na luta pela medalha de ouro, no entanto, ele não conseguiu passar por Marhias Casse, da Bélgica, e foi derrotado por wazzari.

Na categoria acima de 78kg, o Brasil conseguiu colocar duas judocas no pódio. Considerada uma das favoritas, Beatriz Souza estreou com vitória por ippon Samira Bouizgarne, da Alemanha, mas foi surpreendida na segunda rodada pela húngara Mercedez Szigetvari, da Hungria, que conseguiu o golpe perfeito para derrotar a brasileira em apenas 52 segundos. Apesar do resultado, a judoca não desanimou e venceu Merel Barkman, da Holanda, para se classificar para a decisão da medalha de bronze, em que ela conseguiu subir no pódio ao bater Kubranur Esir, da Turquia.

Pela mesma categoria, Sarah Chaves perdeu logo na primeira luta para Renee Lucht, da Alemanha, por ippon. Mas, na repescagem, conseguiu duas vitórias seguidas por ippon contra Islem Latrech, da Tunísia, e Annalisa Calagreti, da Itália. Na decisão do bronze, se vingou de Mercedez Szigetvari, que tinha vencido Beatriz Souza e garantiu o terceiro lugar ao lado da compatriota.

A outra medalha de bronze do Brasil foi conquistada por Ellen Santana na categoria 70kg. Depois de vencer Karolina Miller, da Polônia, por ippon e Sophie Berger, da Bélgica, por wazzari, a brasileira foi derrotada na semifinal por Giovanna Scoccimarro, da Alemanha. Na decisão do terceiro lugar, ela venceu por ippon a também alemã Lena Konsolke.

Também competiram neste domingo, William Júnior (100kg), que terminou em quinto lugar, Carolina Pereira (63kg), que caiu na respescagem, Daniel Andrade (90kg), eliminado na segunda rodada, e Arthur Barboza, que perdeu na primeira luta.

 

Mais em Judô