Siga o OTD

Judô

Grand Prix de Rabat é cancelado por causa do Coronavírus

Federação Internacional de Judô anunciou o cancelamento do torneio de Rabat, no Marrocos, por questões de saúde; treze brasileiros participariam

Nathália Brigida perde para Milica Nikolic do Grand Prix de Tel Aviv de judô
Nathália Brigida seria uma das participantes do Grand Prix de Rabat (Foto: Divulgação/Arquivo)

O Coronavírus segue fazendo vítimas ao redor do mundo e alterando o calendário de eventos culturais, políticas e esportivos. Nesta terça-feira (03), o caso mais recente de cancelamento foi anunciado. A Federação Internacional de Judô (IJF) divulgou que, por decisão do governo do Marrocos, o Grand Prix de Rabat não acontecerá no próximo final de semana (6 a 8 de março).

Em nota oficial, a Federação lamentou a decisão, tomada por questões de saúde pública. “Pedimos desculpas pela ocorrência inesperada e entendemos o inconveniente para todos os envolvidos, especialmente para nossos atletas e delegações”, diz o comunicado.

Treze judocas brasileiros participariam do evento no Marrocos. Nathalia Brigida (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Sarah Menezes (-52kg), Ketelyn Nascimento (-57kg), Jessica Pereira (-57kg) e Ellen Santana (-70kg) no feminino. No masculino, Phelipe Pelim (-60kg), Allan Kuwabara (-60kg), Diego Santos (-66kg), Eduardo Barbosa (-73kg), Marcelo Contini (-73kg), João Macedo (-81kg) e Edu Lowgan Ramos (-81kg).

Como resposta à decisão, a IJF decidiu reabrir as inscrições para o Grand Slam de Ecaterinburgo, na Rússia, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de março.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Em uma semana, o surto de coronavírus afetou o calendário de diversos eventos esportivos, como Natação, Tênis de Mesa, Skate, Taekwondo e Badminton. Na última semana o Judô Paralímpico já havia cancelado uma competição. Pelo menos por enquanto, a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio segue confirmada pelo COI.

Confira na íntegra a nota da Federação Internacional de Judô:

A Federação Internacional de Judô lamenta informar que, devido ao surto do Coronavírus e à situação da saúde mundial, especificamente em Marrocos, onde medidas de precaução foram ampliadas, o Grand Prix de Judô em Rabat, em Marrocos, de 6 a 8 de março foi cancelado por decisão do governo marroquino. A IJF foi informada da decisão às 15:00, horário local. Todas as competições esportivas internacionais, exposições e aglomerações públicas também foram canceladas ou adiadas no país.

Pedimos desculpas pela ocorrência inesperada e entendemos o inconveniente para todos os envolvidos, especialmente para nossos atletas e delegações.

A IJF está atualmente procurando as soluções apropriadas para esta situação inesperada e todas as suas consequências em todos os níveis. Como primeira medida de emergência, a IJF reabriu as inscrições no Grand Slam de Ecaterinburg (13 a 15 de março) até o final do credenciamento, quinta-feira, 12 de março, às 12h.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e garantimos que a família internacional do judô fará o possível para encontrar as melhores soluções para todas as situações decorrentes da atual crise.

Mais em Judô