Siga o OTD

Planeta Ippon

Brasileiro fecha o calendário nacional a partir desta sexta-feira

Além do título, os 249 judocas pré-inscritos também buscam pontuação para o ranking nacional, que pode chegar até 180 pontos

Brasileiro sênior de judô de 2018
Brasileiro do ano passado foi na Bahia (Tati Amaya/CBJ/arquivo)

O Campeonato Brasileiro Sênior de judô fecha a temporada 2019 em Balneário Camboriú, cidade de Santa Catarina. Será a partir de sexta-feira (29) com encerramento no domingo (1º). As lutas estão marcadas para o Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato.

Além do título brasileiro sênior, os 249 judocas pré-inscritos também buscam pontuação para o ranking nacional, que pode chegar até 180 pontos (campeão).

Das catorze categorias em disputa nove delas terão judocas que defenderão o título, e os 180 pontos da edição do ano passado.

Raphael Miaque (60kg), por exemplo, terá a companhia de Matheus Takaki (60kg), que foi campeão no Superligeiro em 2018 e, com o fim da categoria, sobe para o Ligeiro. Além da dupla, Airton Silva (66kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg) serão os judocas a serem batidos entre os homens.

Já no feminino, Eduarda Francisco (48kg), Yasmim Lima (52kg), Aine Schmidt (70kg) e Camila Yamakawa (+78kg) tentarão manter o trono em suas categorias.

Medalhistas e revanches

Além dos campeões do ano passado, o Brasileiro Sênior de judô terá a participação dos melhores judocas de cada um dos 26 estados brasileiros mais o Distrituo Federal. Entre eles, 20 compuseram a seleção brasileira no Grand Slam de Brasília deste ano, como os medalhistas Allan Kuwabara (60kg), Ketelyn Nascimento (57kg), David Lima (73kg) e Buzacarini.

Outro detalhe importante do campeonato são as possibilidade de revanches. Airton Silva, campeão no Meio-Leve, pode reencontrar Adriano Souza, que ficou com a prata na última decisão. No Médio, Eduardo Bettoni e Gabriel Oliveira podem se reencontrar na disputa do ouro, enquanto Jonas Inocêncio pode devolver a derrota no Pesado da última edição contra Ruan Isquierdo, caso cheguem às finais.

No feminino, Aine Schmidt e Sarah Nascimento podem fazer a final que disputaram na categoria Médio. Já no Pesado, Istelina Silva pode tentar dar o troco em Camila Yamakawa.

Entrada franca

Para acompanhar o Campeonato Brasileiro Sênior é simples: as lutas serão disputadas no Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com a entrada gratuita.

A agenda do Brasileiro Sênior começa na sexta com o sorteio das chaves às 18h. No sábado (30), os combates começarão pelos judocas dos pesos 48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg, a partir das 9h. As demais categorias serão no período da tarde após a cerimônia oficial de abertura. As finais serão no domingo a partir de meio-dia.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Planeta Ippon