Siga o OTD

Judô

Brasileiro fecha o calendário nacional a partir desta sexta-feira

Além do título, os 249 judocas pré-inscritos também buscam pontuação para o ranking nacional, que pode chegar até 180 pontos

Brasileiro sênior de judô de 2018
Brasileiro do ano passado foi na Bahia (Tati Amaya/CBJ/arquivo)

O Campeonato Brasileiro Sênior de judô fecha a temporada 2019 em Balneário Camboriú, cidade de Santa Catarina. Será a partir de sexta-feira (29) com encerramento no domingo (1º). As lutas estão marcadas para o Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato.

Além do título brasileiro sênior, os 249 judocas pré-inscritos também buscam pontuação para o ranking nacional, que pode chegar até 180 pontos (campeão).

Das catorze categorias em disputa nove delas terão judocas que defenderão o título, e os 180 pontos da edição do ano passado.

Raphael Miaque (60kg), por exemplo, terá a companhia de Matheus Takaki (60kg), que foi campeão no Superligeiro em 2018 e, com o fim da categoria, sobe para o Ligeiro. Além da dupla, Airton Silva (66kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Ruan Isquierdo (+100kg) serão os judocas a serem batidos entre os homens.

Já no feminino, Eduarda Francisco (48kg), Yasmim Lima (52kg), Aine Schmidt (70kg) e Camila Yamakawa (+78kg) tentarão manter o trono em suas categorias.

Medalhistas e revanches

Além dos campeões do ano passado, o Brasileiro Sênior de judô terá a participação dos melhores judocas de cada um dos 26 estados brasileiros mais o Distrituo Federal. Entre eles, 20 compuseram a seleção brasileira no Grand Slam de Brasília deste ano, como os medalhistas Allan Kuwabara (60kg), Ketelyn Nascimento (57kg), David Lima (73kg) e Buzacarini.

Outro detalhe importante do campeonato são as possibilidade de revanches. Airton Silva, campeão no Meio-Leve, pode reencontrar Adriano Souza, que ficou com a prata na última decisão. No Médio, Eduardo Bettoni e Gabriel Oliveira podem se reencontrar na disputa do ouro, enquanto Jonas Inocêncio pode devolver a derrota no Pesado da última edição contra Ruan Isquierdo, caso cheguem às finais.

No feminino, Aine Schmidt e Sarah Nascimento podem fazer a final que disputaram na categoria Médio. Já no Pesado, Istelina Silva pode tentar dar o troco em Camila Yamakawa.

Entrada franca

Para acompanhar o Campeonato Brasileiro Sênior é simples: as lutas serão disputadas no Ginásio Multi-eventos Sergio Lorenzato, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com a entrada gratuita.

A agenda do Brasileiro Sênior começa na sexta com o sorteio das chaves às 18h. No sábado (30), os combates começarão pelos judocas dos pesos 48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg, a partir das 9h. As demais categorias serão no período da tarde após a cerimônia oficial de abertura. As finais serão no domingo a partir de meio-dia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô