Siga o OTD

Judô

Flamengo conquista Troféu Itinerante da temporada 2019

Ao todo, Flamengo conquistou 237 medalhas de ouro e 561 no geral. Dez agremiações terminaram a temporada com mais de 100 pódios

Sarah Menezes - Foto: Divulgação/ Judô Rio
Foto: Divulgação/ Judô Rio

O Troféu Itinerante, que contabiliza os resultados dos Circuitos  Estadual e Rio de Janeiro da FJERJ, tem um novo campeão em 2019: o  Clube de Regatas do Flamengo. Após dois anos com títulos do rival  Instituto Reação, o Flamengo teve um ano daqueles nas seis etapas do  circuito: conquistou 237 medalhas de ouros.

O resultado do Flamengo vai além disso. Com as medalhas  douradas e mais as 155 de prata e 169 de bronze, o clube chegou à  marca de 561 pódios durante o ano com um total de 482 inscritos.

O título coroa o trabalho recente de reestruturação da modalidade  realizado pelo Flamengo, que teve início com a impactante contratação  da campeã olímpica Sarah Menezes em 2018 e, já nos últimos meses, teve  a chegada do experiente Floriano Almeida para ser o coordenador  técnico da equipe de judô. Além de contar, é claro, com a treinadora  da seleção brasileira feminina, Rosicleia Campos, como o rosto e a  alma da equipe técnica.

Além dos resultados com atletas sênior, o Flamengo conta ainda com  fortes nomes que representaram o Judô Rio nos Campeonatos Brasileiros  de todas as categorias de base. No Sub-13, tem João Pedro Agueres; no  Sub-15, conta com Maria Clara Avelino e Adriana Batista; no Sub-18,  Juliana Freire e Cauan Mendes; no Sub-21, Eliza Ramos e Gabriel Alves.  

+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE


Mesmo com 657 inscritos, o Reação ficou com a segunda colocação. A  recém-formada parceria entre Umbra e Vasco da Gama, a UMBVAS, emplacou  um terceiro lugar.

O top-10 entre os clubes ainda contou com Judô Pinheiro, Time Leão,  Equipe Leonardo Lima de Judô, Judô Fragoso, Fluminense, Instituto  Santa Cruz de Esportes e Associação Nagai. Todos estes clubes  conquistaram mais de 100 medalhas.

“A vitória do Flamengo no Troféu Itinerante de 2019 mostra como o Rio  de Janeiro cada vez mais vai recuperando a gama de clubes competitivos  que já teve em outros momentos de sua história. Quando olhamos para o  ranking final e vemos tantas agremiações com mais de uma centena de  medalhas, é possível ter uma noção da competitividade do judô do Rio  de Janeiro. O Time Judô Rio está bem servido de atletas e de equipes”,  argumentou o presidente da FJERJ, Jucinei Costa.

Os Circuitos Estadual e Rio de Janeiro chegaram ao final no último fim  de semana, com o Torneio de Encerramento.

Mais em Judô