Siga o OTD

Judô

Primeiro dia com um campeão e dois bronzes no mundial júnior

Willian Lima ficou com o título na categoria meio leve, mesma em que Michael Marcelino e Larissa Pimenta (52kg) ficaram com bronze

William Lima, campeão do Mundial Júnior de Judô
William Lima (foto: Emanuele di Feliciantoni/IJF)

Uma semana após conquistar uma medalha de bronze no Grand Slam de Brasília, o brasileiro Willian Lima subiu ao pódio novamente e desta vez para sagrar-se campeão Mundial Júnior de judô nesta quarta-feira (16). Implacável, ele venceu as cinco lutas de fez, sendo que na final derrotou o japonês Takeshi Takeoka

Além de William Lima (66kg), Michael Marcelino (66kg) e Larissa Pimenta (52kg) foram ao pódio na mesma categoria. Os dois conquistaram a medalha de bronze. Maria Taba (52kg) também chegou até a luta do bronze, mas acabou derrotada justamente por Larissa Pimenta e sai em quinto lugar. Renan Torres (60kg), Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) caíram na segunda rodada.

No caminho da medalha, William Lima, Michael Marcelino e Larissa Pimenta ganharam todas as lutas da etapa classificatória e venceram suas respectivas chaves. Lima e Marcelino se encontraram nas semifinais e Larissa perdeu a luta que valia a decisão para a mongol Sosorbaram Lkhagvasuren, que acabou ficando com o título. Marcelino derrotou na disputa pelo tgerceiro lugar o uzbeque Dilahodbek Yuldoshev.

William Lima, campeão do Mundial Júnior de Judô
Lima projeta Takeoka na final (foto: Gabriela Sabau/IJF)

É o terceiro ano consecutivo que o Brasil tem no masculino finalista nessa categoria no Mundial Júnior de judô. Em 2017, Daniel Cargnin foi campeão e, em 2018, Michael Marcelino ficou com a prata.

Ligeiros param no começo

O Brasil também teve representantes nos pesos ligeiros masculino e feminino nesta quarta, mas os judocas não avançaram em suas chaves. Renan Torres (60kg) parou no mongol Sukhbat Byambasuren, enquanto Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) não passaram por Jong Hung Kim (PRK) e Galiya Tynbayeva (KAZ), respectivamente.

Medalhistas do Brasil no primeiro dia do Mundial Júnior de judô
Marcelino, Pimenta e Lima (foto: CBJ)

O Mundial Júnior de judô continua nesta quinta-feira (17), com mais quatro brasileiros no tatame: Vitória Andrade (57kg), Ryanne Lima (63kg), Jeferson Santos Jr (73kg) e Julio Koda Filho (73kg). As lutas classificatórias começam às 5h30 e as disputas por medalhas serão a partir das 12h, no horário de Brasília.

Mais em Judô