Siga o OTD

Judô

Mundial Júnior vai de quinta a domingo no Marrocos

Seleção brasileira, que ainda não foi divulgada para este ano, conquistou no ano passado quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze

Renan Torres, do judô
Renan Torres lutou no ano passado (arquivo)

O Mundial Júnior de judô deste ano começa nesta quarta-feira (16) e vai até domingo (20) e será disputado em Marraquexe, no Marrocos. A seleção brasileira, que ainda não foi divulgada para este ano, conquistou no ano passado quatro medalhas: pratas de Micheal Marcelino e Beatriz Souza e bronze com Amanda Arraes, Renan Torres.

O último brasileiro campeão mundial júnior foi Daniel Cargnin, em 2017. Beatriz Souza foi bronze naquele ano, na Croácia. Foram as únicas duas medalhas do Brasil. Ellen Santana chegou até a luta pelo pódio nas duas edições, mas acabou fora em ambos, ficando na quinta colocação.

Nos torneios por equipes mistas, o Brasil ficou com a medalha de prata em 2017 e no ano seguinte, nas Bahamas, parou na repescagem.

Agora em Marraquexe, o sorteio das chaves será realizado na terça (15). No dia seguinte já entram no tatame os atletas das categorias ligeiro e meio leve, no feminino (48kg e 52kg) e masculino (60kg e 66kg).

No segundo dia de competições, na quinta (17), lutam as leves feminina (57kg) e masculina (73kg) e a meio médio feminina (63kg). A seguir, vêm a meio médio masculina (81kg) e as médios dos dois naipes (70kg e 90kg).

No sábado (18) são os meio-pesados (78kg e 100kg) e pesados (+78kg e +100kg) e, no domingo, lutam as equipes mistas.

O horário das lutas classificatórias, tanto nas chaves individuais quanto na por equipes mistas, varia de acordo com o dia, mas as disputas por medalhas começam sempre às 10h (Brasília).

Mundial Cadete

No final de setembro, Brasil conquistou com quatro medalhas as disputas individuais do Mundial Sub-18 de judô, a chamada categoria cadete, uma abaixo do Júnior.

Anna Belém dos Santos (+70kg) foi ouro, Sarah Souza (57kg) conquistou a prata e Matheus Pereira (66kg) e Laura Soken (44kg) foram bronze.

Mais em Judô