Siga o OTD

Planeta Ippon

Rafaela Silva conquista o bronze no Mundial de Judô

Rafaela Silva conquistou pela terceira vez na carreira lugar no pódio do Mundial de Judô, agora em Tóquio

Rafaela Silva é bronze no Mundial de Judô em Tóquio
(Roberto Castro/RedeDoEsporteBr)

A brasileira Rafaela Silva conquistou o bronze no Mundial de Judô em Tóquio nesta terça-feira (27). Na disputa pela medalha ela venceu a francesa Sarah Cysique por waza-ari. Rafaela venceu três das quatro lutas que fez, parando somente na semifinal diante da japonesa Tsukasa Yoshida.

O bronze na capital japonesa é a terceira medalha de Rafaela Silva em um campeonato Mundial de Judô. Foi campeã em 2013 no Rio e vice em Paris em 2011. Ela também é a atual campeã olímpica dos 57kg e, há algumas semanas, conquistou o inédito título dos Jogos Pan-Americanos, em Lima.

 

A luta contra Cysique foi bem parelha e Rafaela Silva só conseguiu o golpe que valeu o bronze no final do terceiro minuto do combate (acima, próximo aos 4min05s do vídeo). Antes, na semifinal, encontrou-se de novo com Yoshida, que venceu por ippon no golden score.

“Estou muito feliz com a minha competição, estou evoluindo e fazendo boas competições durante o ano. Agora é manter o trabalho, o foco porque ainda tem muitas competições até a Olimpíada”, Disse Rafa. “É difícil falar que o pódio irá se repetir no ano que vem, mas tem muitas atletas novas chegando, com qualidade e surpreendendo. Então, eu posso ou não estar no pódio, mas tenho certeza que o que fará a diferença lá na frente será o detalhe”.

Estreia, Telma e Mezhetskaia

Nas quartas de final Rafaela Silva, recentemente campeã dos Jogos Pan-Americanos, colocou duas vezes no tatame a atual campeã dos Jogos Europeus, a russa Daria Mezhetskaia. Nas oitavas, travou luta bastante estudada diante da portuguesa medalhista olímpica e mundial, Telma Monteiro. A brasileira marcou um waza-ari no contra ataque e, depois, forçou três punições para a rival.

Na estreia, Rafaela Silva enfrentou a marfinense Zouleiha Abzetta e venceu sem se desgastar, por ippon ainda no primeiro minuto da luta.

Rafaela Silva contra Yoshida no Mundial de Judô em Tóquio

Rafa contra Yoshida (Roberto Castro/RedeDoEsporteBr)

Rafaela Silva foi a única brasileira que entrou no tatame no terceiro dia do Mundial de judô, que começou na noite brasileira de segunda (26). O quarto dia, com a categoria Meio-Médio, começa na noite desta terça (27) e você assiste com a gente ao vivo todas as lutas da competição.

+ Os resultados e a agenda dos brasileiros em Tóquio

O Brasil compete com o campeão Pan-Americano Eduardo Yudy no masculino e Aléxia Castilhos, que foi bronze no Pan, e Ketleyn Quadros, bronze nos Jogos de Pequim em 2008, a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíada.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Planeta Ippon