Siga o OTD

Judô

Rafaela Silva conquista o bronze no Mundial de Judô

Rafaela Silva conquistou pela terceira vez na carreira lugar no pódio do Mundial de Judô, agora em Tóquio

Rafaela Silva é bronze no Mundial de Judô em Tóquio
(Roberto Castro/RedeDoEsporteBr)

A brasileira Rafaela Silva conquistou o bronze no Mundial de Judô em Tóquio nesta terça-feira (27). Na disputa pela medalha ela venceu a francesa Sarah Cysique por waza-ari. Rafaela venceu três das quatro lutas que fez, parando somente na semifinal diante da japonesa Tsukasa Yoshida.

O bronze na capital japonesa é a terceira medalha de Rafaela Silva em um campeonato Mundial de Judô. Foi campeã em 2013 no Rio e vice em Paris em 2011. Ela também é a atual campeã olímpica dos 57kg e, há algumas semanas, conquistou o inédito título dos Jogos Pan-Americanos, em Lima.

 

A luta contra Cysique foi bem parelha e Rafaela Silva só conseguiu o golpe que valeu o bronze no final do terceiro minuto do combate (acima, próximo aos 4min05s do vídeo). Antes, na semifinal, encontrou-se de novo com Yoshida, que venceu por ippon no golden score.

“Estou muito feliz com a minha competição, estou evoluindo e fazendo boas competições durante o ano. Agora é manter o trabalho, o foco porque ainda tem muitas competições até a Olimpíada”, Disse Rafa. “É difícil falar que o pódio irá se repetir no ano que vem, mas tem muitas atletas novas chegando, com qualidade e surpreendendo. Então, eu posso ou não estar no pódio, mas tenho certeza que o que fará a diferença lá na frente será o detalhe”.

Estreia, Telma e Mezhetskaia

Nas quartas de final Rafaela Silva, recentemente campeã dos Jogos Pan-Americanos, colocou duas vezes no tatame a atual campeã dos Jogos Europeus, a russa Daria Mezhetskaia. Nas oitavas, travou luta bastante estudada diante da portuguesa medalhista olímpica e mundial, Telma Monteiro. A brasileira marcou um waza-ari no contra ataque e, depois, forçou três punições para a rival.

Na estreia, Rafaela Silva enfrentou a marfinense Zouleiha Abzetta e venceu sem se desgastar, por ippon ainda no primeiro minuto da luta.

Rafaela Silva contra Yoshida no Mundial de Judô em Tóquio

Rafa contra Yoshida (Roberto Castro/RedeDoEsporteBr)

Rafaela Silva foi a única brasileira que entrou no tatame no terceiro dia do Mundial de judô, que começou na noite brasileira de segunda (26). O quarto dia, com a categoria Meio-Médio, começa na noite desta terça (27) e você assiste com a gente ao vivo todas as lutas da competição.

+ Os resultados e a agenda dos brasileiros em Tóquio

O Brasil compete com o campeão Pan-Americano Eduardo Yudy no masculino e Aléxia Castilhos, que foi bronze no Pan, e Ketleyn Quadros, bronze nos Jogos de Pequim em 2008, a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíada.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô