Siga o OTD

Judô

Yudy, Quadros e Castilhos ficam nas classificatórias do Mundial

No quarto dia de competições, entre os meio-médios, Eduardo Yudy e Ketleyn Quadros venceram uma luta e Aléxia Castilhos perdeu na primeira

Eduardo Yudy no Mundial de Judô em Tóquio
(Roberto Castro/rededoesporte.gov.br)

Os três brasileiros que disputaram o quarto dia do Mundial de Judô, no meio-médio, caíram nas primeiras rodadas da fase classificatória. Eduardo Yudy venceu uma e parou nas oitavas de final. Ketleyn Quadros também venceu uma, mas ficou na segunda rodada. Aléxia Castilhos perdeu na primeira luta.

Na madrugada desta quarta (28) para quinta (29) tem o quinto dia do Mundial de Judô com a categoria médio. Lutam pelo Brasil Rafael Macedo e Maria Portela e o ao vivo aqui do Olimpíada Todo Dia começa às 23h45 de quarta (28).

Nascido na província de Ibaraki, no Japão, e filho de pais brasileiros, Eduardo Yudy (81kg) entrou na segunda rodada onde venceu por waza-ari no golden score o português Anri Egutidze, que é nascido na Georgia.

Yudy, campeão dos Jogos Pan-Americanos, era cabeça de chave então foi para as oitavas de final, onde acabou projetado pelo canadense Etienne Briand logo no começo da luta.

Eduardo Yudy no Mundial de Judô em Tóquio

Yudy contra Briand (Roberto Castro/rededoesporte.gov.br)

“Fiquei defensivo na pegada”, justificou após sair da luta. “Mas, é assim. Um ganha, outro perde. Agora, vamos corrigir os erros. Quando eu estava no treinamento eu estava bem focado no que queria fazer. Mas durante a luta não consegui”, reconheceu Yudy, que também comentou sobre lutar no Japão. “Me sinto muito honrado por poder representar o Brasil. E lutar no Japão, onde eu nasci e cresci, eu me sinto em casa.”

+ CALENDÁRIO E RESULTADOS DOS BRASILEIROS

Ketleyn Quadros (63kg) conseguiu ippon mais rápido do dia, onze segundos, na estreia contra a senegalesa Anna Siga Faye. Parou logo a seguir na holandesa Juul Franssen sendo eliminada nas punições. Franssen entrou no Mundial de Judô como a número cinco do ranking. No ano passado já havia sido bronze.

Ketleyn Quadros no Mundial de Judô em Tóquio

Ketleyn Quadros perdeu para holandesa (Roberto Castro/rededoesporte.gov.br)

“Ela joga segurando forte na gola, o que dificultou as minhas entradas. Eu procurei entrar e acabei sendo punida por falso ataque. Mas minha intenção era entrar para jogar”, explicou Ketleyn após a luta. “Ela foi melhor e ganhou. Meu papel agora é continuar treinando, me superando e seguir no trabalho que eu sei que não é fácil. Mas, estou no lugar certo. Eu não tenho tempo de ficar remoendo. Essa derrota tem que servir de lição e aprendizado”.

A holandesa seguiu vencendo e ficou com a medalha de bronze novamente. O ouro foi para a francesa Clarisse Agbegnenou, agora tricampeã mundial, ou tetra se somar o de 2014. Assim como no ano passado, Agbegnenou venceu a japonesa Miku Tashiro na final, uma batalha épica resolvida apenas com um waza-ari já para lá dos dez minutos de luta.

+ QUADRO DE MEDALHAS DO MUNDIAL DE JUDÔ

Queda e experiência

Aléxia Castilhos no Mundial de Judô em Tóquio

Aléxia Castilhos (Roberto Castro/rededoesporte.gov.br)

Aléxia Castilhos perdeu na primeira luta para a mongol Gankhaich Bold em seu primeiro mundial de judô. Foi jogada duas vezes, perdeu por ippon. “É um resultado frustrante. Eu queria ter avançado mais na chave. Mas é mais uma experiência para mim que vou tentar levar para as próximas”, disse a brasileira dos 63kg.

“Foi meu primeiro Mundial. Fiquei um pouco nervosa e não consegui impor meu jogo durante a luta”, acrescentou Aléxia Castilhos, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô