Siga o OTD

Judô

Larissa Pimenta ganha em Antalya o segundo bronze seguido

Larissa Pimenta vence quatro de cinco lutas no Grand Prix de Antalya, ganha a segunda medalha de bronze consecutiva e vai ao quarto pódio seguido no ano

A brasileira Larissa Pimenta conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Antalya, nesta sexta (5), nos 52kg. Foi a segunda seguida dela no circuito internacional, a terceira do ano. Se contar os dois ouros nos abertos do Chile e do Peru são quatro pódios consecutivos. Além da medalha, leva da Turquia mais 350 pontos no ranking mundial.

Felipe Kitadai (60kg) e Sarah Menezes (52kg), também disputaram o bronze, mas perderam. Com a quinta colocação, recebem 252 pontos. Eric Takabatake (60kg), Nathália Brigida (48kg), Charles Chibana (66kg) e Rafaela Silva (57kg) foram os outros brasileiros que lutaram nesta sexta, primeiro dia de competição, e ficaram nas classificatórias.

Na luta da medalha, Larissa Pimenta bateu a russa Yulia Kazarina. Marcou um waza-ari e caiu em cima, na imobilização, para vencer por ippon. Nas classificatórias ganhou as três primeiras e perdeu só na semifinal, para a mongol Munkbat, que chegou no Grand Prix de Antalya como número 1 do mundo.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=_EGogSYGAaA[/embedyt]

Sarah e Kitadai

Sarah Menezes também parou nas semis após ganhar três seeguidas. A disputa pelo bronze foi contra Gultaj Mammadalieva do Azerbaijão. Sarah levou um waza-ari rápido e empatou logo a seguir. No minuto final Mammadalieva quase marcou o ponto decisivo – a brasileira conseguiu cair de frente. No golden score ela conseguiu e tirou Sarah do pódio em seu segundo torneio após subir para os 52kg.

Felipe Kitadai perdeu a luta do bronze logo no começo para o turco Mirhac Akkus por ippon, medalha de bronze no europeu júnior do ano passado. Nas classificatórias ele ganhou as duas primeiras, sendo que a segunda luta teve mais de dez minutos com Yang Yung Wei, de Taipei. Ganhou nas punições. Nas quartas parou no cazaque Yeldos Smetov, sexto do mundo e prata no Rio 2016. Se recuperou na repescagem para chegar à disputa da medalha.

Olho no Mundial

O GP é a mais uma chance que os atletas têm de somar pontos para conseguir uma vaga na seleção que vai ao mundial de Tóquio em agosto. A definição sairá após o torneio seguinte, o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, de 10 a 12 de maio. Encerrada essa competição, os nove melhores colocados nos rankings mundiais masculino e feminino vão para Tóquio, independente da categoria.

Entre as duas, a seleção ainda disputará o Campeonato Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru, ainda em abril.

Neste sábado (6) o Grand Prix de Antalya continua com os brasileiros Marcelo Contini (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Guilherme Schimidt (81kg), Alexia Castilhos , Maria Portela (70kg) e Ellen Santana (70kg).

No último dia, domingo 7, vão ao tatami Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Gustavo Assis (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e David Moura (+100kg). “É um Grand Prix muito forte. Um ótimo treino para o Campeoanto Mundial e uma oportunidade de lutar com atletas fortes com os quais não luto faz tempo”, comenta Moura, atual número três do mundo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô