Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Brasileira igualará recorde de participações em PyeongChang

Jaqueline Mourão, atleta do bobsled do Brasil nas Olimpíadas de inverno, igualará Formiga, do futebol feminino, com seis participações

A delegação brasileira ganhou mais uma integrante em PyeongChang. Depois da chegada da equipe de bobsled e de Michel Macedo, do esqui alpino, Jaqueline Mourão se juntou à delegação e já participou da cerimônia de boas-vindas à delegação brasileira nessa segunda-feira, dia 5. Jaqueline disputará a prova de 10km estilo livre de cross country, no dia 15.

Em PyeongChang, a atleta mineira se igualará a Formiga (futebol) com o maior número de participações olímpicas entre as atletas brasileiras. Torben Grael, Robert Scheidt (vela), Rodrigo Pessoa (hipismo) e Hugo Hoyama (tênis de mesa) também têm seis edições de Jogos Olímpicos. Porém, Jaqueline será a única – entre homens e mulheres – a competir em duas Olimpíadas de Verão e quatro de Inverno.

Em PyeongChang, a atleta disputará o esqui cross country mais uma vez (foi também a Turim 2006, Vancouver 10 e Sochi 2014). Mas a atleta já disputou os Jogos Olímpicos no biatlo de inverno (Sochi 2014) e no Mountain Bike (Atenas 2004 e Pequim 2008).

“É uma honra igualar o número de participações de atletas que eu tanto admiro. No início da minha carreira eu não imaginava chegar a tantas Olimpíadas. Estou muito feliz em estar aqui de novo e logo na prova que mais adoro, que são os 10km estilo livre. Me sinto muito feliz e honrada em estar escrevendo o nome do meu país na história olímpica”, disse a atleta mineira. “Hoje eu sou muito mais tranquila e confiante. Tive um ciclo olímpico muito bom, estou melhorando as minhas marcas e sei que hoje tenho o meu lugar no cross-country. “Quero dar trabalho às atletas dos países mais tradicionais na modalidade e mostrar que o Brasil pode competir entre os melhores”, afirmou Mourão.

Jaqueline começou a praticar o ciclismo em 1991, aos 15 anos, e logo no ano seguinte, passou a competir nas modalidades Cross Country e Downhill. Em 2003, ao finalizar em 9º lugar no Ranking da União Ciclística Internacional, Jaqueline garantiu ao Brasil a vaga inédita nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 no Mountain Bike, modalidade Cross Country. Dois anos depois, se tornou a primeira e única brasileira a participar de ambos os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, ao se classificar para Torino 2006. Em 2014, Jaqueline se classificou para os Jogos Olímpicos também no Biathlon de Inverno.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno