Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Ekaterina Alexandrovskaya é encontrada morta na Rússia

Patinadora competia pela Austrália e foi encontrada morta após cair de janela. Polícia local trabalha com a possibilidade de suicídio

Ekaterina Alexandrovskaya encontrada morta
Patinadora fez história pela Austrália (Reprodução Twitter/ ISU_Figure)

Ekaterina Alexandrovskaya, patinadora de origem russa que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang-2018 pela Austrália, foi encontrada morta neste sábado (18) em Moscou (RUS). Segundo a agência de notícias estatal russa “TASS”, a polícia local considera o suicídio como uma das possíveis causas da morte.

A dupla que fez história pela Austrália

Harley Windsor, que disputou o torneio de duplas na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, se pronunciou sobre o ocorrido. “As palavras não podem descrever como me sinto agora, estou arrasado e com muita raiva e triste pela repentina morte de Katia. O que alcançamos durante a nossa parceria é algo que nunca esquecerei e sempre manterei perto do meu coração. Esta notícia é algo para o qual você nunca pode se preparar. Descanse em paz, Katia”.

Os atletas se uniram em 2016, quando Ekaterina Alexandrovskaya conseguiu a cidadania australiana. A partir de então, a dupla conquistou dois títulos nacionais e foi ouro no Campeonato Mundial Júnior de 2017. Foram os primeiros patinadores do país a conseguir tal feito.

+ ‘Estou me sentindo indo para Olimpíada’, diz Arthur Zanetti

Em fevereiro deste ano, por conta de problemas de saúde, Ekaterina Alexandrovskaya e Harley Windsor anunciaram o encerramento da parceria. “Com profunda tristeza e um coração pesado, Katia e eu somos incapazes de continuar”, comentou Harley na ocasião.

Palavras do Comitê

O Comitê Olímpico Australiano divulgou um comunicado descrevendo a notícia como um “golpe terrível”. Segundo Ian Chesterman, chefe da missão australiana nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang comentou sobre o falecimento de Ekaterina Alexandrovskaya.

“Ela era quieta e humilde, mas incrivelmente determinada a ser a melhor que poderia ser. Estamos todos profundamente tristes ao ouvir as notícias hoje. A vida desde os Jogos não foi fácil para ela e este é outro lembrete oportuno de quão frágil é a vida”.

Geoff Lipshut, executivo-chefe do Instituto Olímpico de Inverno da Austrália, acrescentou: “Ekaterina Alexandrovskaya e Harley Windsor foram os primeiros campeões mundiais de patinação artística da Austrália. Ela veio à Austrália para realizar seus sonhos esportivos. As notícias de hoje são tão tristes que meus pensamentos estão com a família de Katia na Rússia”.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno