A terceira volta das competições de golfe nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Panamá, acabou nesta quinta-feira (23). Antes das definições de medalhas na sexta, o Brasil chega com mais realistas de um bronze na categoria feminino apenas. Isso porque Maitri Peychaux é a melhor atleta nacional entre os torneios feminino, masculino e por equipes, com a sétima colocação e três acima do par.
- Yago Dora e Medina avançam e colocam Brasil nas quartas da WSL em Fiji
- O dia do Brasil no esporte: confira a agenda desta quarta-feira, 2 de setembro
- Athlon e INSEP conquistam títulos inéditos no Brasileiro de goalball 2026
- Eduardo Menezes é vice-campeão em prova do Internacional 5* de Bruxelas
- Emanuel Rego fala de ouro olímpico, legado e futuro do esporte brasileiro
+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O acumulado das três voltas, principalmente no masculino e por equipes, deixou os brasileiros fora de brigas reais por um lugar ao pódio. Nos torneios, os golfistas nacionais dependem de uma última volta espetacular, além de contar com voltas muito ruins de diversos concorrentes. Apenas a atleta de 15 anos, Maitri, que está com duas tacadas a mais do que a terceira no momento, a colombiana Cristina Alvarez.
Na volta dessa quinta, todos os brasileiros jogaram acima do par do campo panamenho. Assim, Eduarda Roggero fez dois acima, com 223 tacadas no total, e acumula sete acima, para o décimo lugar na classificação geral. Por outro lado, Maitri, que tinha um acima na primeira volta e um abaixo na segunda, estava no par. Mas o dia que vinha de três bogeys (+3) e dois birdies (-2) desandou com um double bogey (+2) no buraco 13. Desse modo, a brasileira terminou o dia com três acima do par e 75 tacadas no campo de par 72.
A argentina Ana Giuliano tem, praticamente o ouro garantido, com nove abaixo. Em seguida, a venezuelana Maria Tablante está com um abaixo e a segunda colocação ainda em aberto. Cristina Alvarez tem um acima e está em terceiro, contudo com três golfistas perseguindo com dois acima e Maitri com três acima e 219 tacadas no total.
Demais torneios
Entre os garotos, Francisco Bromberg é o melhor dos brasileiros, ainda com chances remotas de pegar um Top-5. Nessa terceira volta fez seis acima do par e soma nove acima, com 225 tacadas e a oitava colocação. Já Arthur Fernandes fez dez acima e, com 15 acima no geral e 231 tacadas, em 12º vai para a última volta apenas pelo desempenho pessoal.
A disputa apresenta pouca margem de variação, com o colombiano Emilio Velez (-7) em primeiro. O chileno Samuel Trucco (-3) e o peruano Alejandro Del Valle (-2) estariam no pódio, com o venezuelano Andrés Martinez (+1) sendo quase o único concorrente. Já que os golfistas mais próximos estão com +6 na tabela.
Por fim, os brasileiros estão em sexto por equipes mistas, com oito acima. Colômbia está em primeiro com nove abaixo, enquanto Argentina e Peru dividem a segunda colocação com dois abaixo e o Chile é quarto, com um abaixo.