Siga o OTD

Parapan 2019

Já classificado no masculino, Brasil repete a dose no feminino

Mulheres do basquete em cadeira de rodas atropelam o Chile e confirmam a classificação para a semifinal dos Jogos Parapan-Americanos; homens perdem para a favorita equipe dos Estados Unidos

Washington Alves/EXEMPLUS/CPB

O dia começou com vitória arrasadora do Brasil no naipe feminino, resultado que garantiu a classificação para as semifinais do basquete em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Lima. O elenco masculino, que automaticamente já disputará as quartas de final, perdeu para os Estados Unidos em duelo que valeu a liderança da chave. O Olimpíada Todo Dia conta como foi a segunda-feira (26) brasileira na modalidade.

Feminino

A equipe feminina foi a primeira a entrar em quadra. E fez bonito. Na rodada de abertura da competição, o placar de esmagador de 88 a 8 sobre as peruanas impressionou. Repetindo a atuação contundente, a Seleção Brasileira também não deu chances para o Chile. Tanto no ataque quanto na defesa, o time demonstrou muita superioridade do início ao fim. O placar registrava 20 a 0 logo no período inicial. A partir dali, era só manter o ritmo para confirmar a vitória por 71 a 14.

Com 18 pontos, sete rebotes e duas assistências, Vildeide Almeida foi fundamental na vitória verde e amarela na capital peruana. Debora Costa anotou mais 15 e também teve participação direta.

Agora, o próximo compromisso será contra os Estados Unidos, principal favorito na corrida pelo título. A partida acontecerá nesta terça-feira (27), às 12h15 (de Brasília). Quem vencer, avança com a primeira colocação do Grupo B. O adversário da fase seguinte ainda está indefinido. Lembrando que o Parapan disponibiliza duas vagas paralímpicas para Tóquio 2020.

+TABELA DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS – PARAPAN 2019

Masculino

O torneio masculino conta com oito países. Automaticamente, todos participarão das quartas de final. Desta maneira, o Brasil enfrentou os Estados Unidos para brigar apenas pela primeira colocação geral do Grupo B. Ambos chegaram para o confronto com 100% de aproveitamento após dois jogos.

Equilibrando as ações, os brasileiros chegaram a sonhar com algo melhor, uma vez que a desvantagem no primeiro quarto nem era tão grande assim: 14 a 22. Aos poucos, os americanos passaram a controlar e ditar o ritmo. Com segurança, aumentaram a diferença e fecharam com a contagem de 87 a 47.

Desta maneira, a Seleção Brasileira terminou sua participação no qualificatório com a vice-liderança. Como ainda resta uma rodada para o restante das equipes, é necessário aguardar para conhecer quem será o rival das quartas, que sairá da outra chave. Três vagas paralímpicas estão em disputa.

Mais em Parapan 2019