Siga o OTD

Parapan 2019

Campeã mundial, Alana Maldonado busca ouro inédito

Em crescimento evidente nos últimos anos, judoca Alana Maldonado espera subir no lugar mais alto do pódio em Lima 2019

Ale Cabral/CPB

Alana Maldonado chega a Lima no auge de sua carreira. Campeã mundial em 2018, a judoca foi eleita a melhor atleta paralímpica do país e quer a partir desta edição dos Jogos Parapan-Americanos ir atrás de títulos que faltam em sua galeria. No Parapan de 2015 e na Paralimpíada de 2016, ela ficou com a medalha de prata. As duas derrotas sofridas em finais ainda mexem com a atleta.

“Doeu muito. A derrota em Toronto 2015 e a do Rio de Janeiro me doeram muito, mas cresci. Espero conquistar meu primeiro ouro em Jogos Parapan-Americanos aqui em Lima e espero fazer uma boa competição neste meu segundo Parapan. A estrutura está incrível, estão proporcionando sempre o melhor para nós então espero que o resultado venha”, comentou Alana Maldonado.

Desde a prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto em 2015, muita coisa mudou na vida de Alana Maldonado. Então com apenas 20 anos, a atleta estava há poucos meses na Seleção Brasileira de judô paralímpico. Agora, a capital peruana recebe uma atleta completamente diferente. “Mudou muita coisa, são quatro anos. Eu vejo que tomei decisões muito importantes neste ciclo. Me mudei para São Paulo, comecei realmente a ter uma rotina de atleta profissional, mudei muito realmente. Aquela Alana de Toronto não existe mais”, disse a judoca.

Reta final visando Tóquio 

O primeiro objetivo é ganhar a medalha de ouro no Parapan, mas assim que a competição terminar, Alana Maldonado vai em busca do lugar mais alto do pódio na Paralimpíada. Para os Jogos do Rio, ela teve apenas um ano e meio de preparação. Já para Tóquio ela teve o ciclo todo dedicada a obter o melhor resultado possível no Japão.

“Hoje eu sou uma outra atleta, amadureci e cresci muito como judoca e tudo veio no tempo certo, tudo aconteceu quando tinha que acontecer. Eu consegui alcançar a maioria dos meus objetivos. Estamos na preparação para Tóquio, faltando cerca de um ano para a Paralimpíada, espero conquistar meu ouro aqui e o ouro ano que vem lá no Japão”, comentou Alana

Com 24 anos e vindo dessa ascensão gigante nos últimos anos no cenário mundial, a judoca brasileira não tem uma meta específica, palpável. Alana Maldonado tem um desejo que a seguirá até quando decidir pendurar o quimono. “Espero estar a milhão. Melhor do que hoje, como foi no ciclo de 2015 para Lima, mais completa. E que assim seja, sempre melhorando, até eu encerrar a carreira”, finalizou a atleta.

Mais em Parapan 2019