Siga o OTD

Pan 2019

Brasil perde do Canadá e briga pelo bronze no polo aquático

Seleção não conseguiu atacar as rivais e acabou derrotada por 19 a 5. Agora espera Cuba ou Estados Unidos na disputa pelo pódio

Washington Alves/COB/arquivo

O Brasil perdeu para o Canadá por 19 a 5 nesta sexta-feira (9) pela semifinal do torneio de polo aquático feminino dos Jogos Pan-Americanos. Com isso, vai disputar a medalha de bronze às 13h deste sábado com quem perder de Cuba e Estados Unidos. Mariana, Gabriela, Samantha e Mirella, duas vezes, marcaram os gols brasileiros.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

As canadenses dominaram o jogo desde o início e abriram 4 a 1 no primeiro período. Mais eficazes no ataque, continuaram com ritmo melhor na segunda parcial, vencendo por 5 a 3. Sendo assim, chegaram na metade do jogo com 9 a 4 no marcador do Centro Aquatico localizado no Complejo Deportivo Villa María del Triunfo.

O Brasil tentou reagir no começo do segundo tempo, mas logo o Canadá impôs seu jogo e marcou 5 a 1 no terceiro período, levando o marcador para 14 a 5.  No último elas fizeram 5 a 0.

+ CONFIRA A TABELA DO TORNEIO

A superioridade das canadenses ficou evidente nos números além do placar. Nos tiros a gol, por exemplo, tiveram quase 60% de acertos contra 20% das brasileiras. O time da América do Norte também roubou mais bolas: foram oito contra somente duas do Brasil.

“O Canadá é um time muito forte tecnicamente e as meninas são muito grandes também. Elas fazem uma defesa especial, onde ficam muito fechadas, com braço levantado então fica muito difícil de a bola chegar no gol. Tem de ser um chute muito colocado, bem no cantinho. Infelizmente a gente não teve o poder de chute suficiente para colocar a bola no gol, mas é bom que a gente vê que é um ponto a se melhorar”, disse Mirella.

A capitã Viviane comentou sobre a partida. “Geralmente o Brasil tem bons jogos contra o Canadá. Hoje eu achei que fosse ser mais acirrado, mas acabou que a gente fez muitos erros de defesa”, disse, já buscando força para lutar pelo bronze. “Tem de saber ser atleta. Estamos frustradas porque perdemos, porque podíamos ter ido melhor, mas agora passou. Então a gente tem de se focar e se preparar para amanhã, porque podemos ganhar uma medalha ainda”.

O time brasileiro chegou na semifinal após vencer o México nas quartas de final. Antes, no Grupo A, derrotou Venezuela e Porto Rico e perdeu para os Estados Unidos. Saiu como segundo colocado. As canadenses estão invictas depois de enfrentarem, além do Brasil, Cuba, Peru, México e Porto Rico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019