Siga o OTD

Pan 2019

“Saiu uma outra jogadora”, diz Carol Meligeni sobre o Pan

Brasileira, que foi bronze nas duplas e quarta no simples, vê a edição de 2019 dos Jogos Pan-Americanos como um ponto de virada

Carolina Meligeni foi campeã no ITF de Cancún nas duplas
Alexandre Loureiro/COB

30 de Julho de 2019. Primeira rodada do torneio de simples feminino dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Carolina Meligeni Alves entra em quadra para enfrentar a canadense Rebecca Marino. Consegue a vitória, com muita dose de sofrimento, e segue. Quatro de Agosto de 2019. Disputa da medalha de bronze, Carolina Meligeni Alves é derrotada pela paraguaia Veronica Cepede, por 2 sets a 0. Em um curto espaço de tempo, muita coisa mudou na vida da jovem tenista do Brasil.

Aos 23 anos, Carolina disputou sua primeira edição dos Jogos Pan-Americanos pelo Brasil. Apesar de já defender o país na Fed Cup, que é a Copa Davis feminina, a grande parte dos brasileiros não a conhecem. Sim, o sobrenome tem relação com Fernando Meligeni, que foi campeão do torneio continental em 2003 e chegou a ser número 25 do mundo. Fininho é tio de Carol e, assim como os pais, a avó e um amigo próximo da família, esteve presente em todos os jogos da sobrinha em Lima.

Existe uma razão para que Carolina Meligeni seja desconhecida do grande público. Por conta de sua posição no ranking mundial, a brasileira é a atual número 334, Carol não consegue entrar nos maiores torneios, como são os Grand Slam. Com isso, resta como alternativa para a atleta a disputa das competições chanceladas pela Internnational Tennis Federation, ITF, que acabam pagando menos pelas participações e dando menos pontos para os jogadores, que acabam tendo mais dificuldade para subir no ranking mundial.

Em sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quatro das cinco tenistas que Carolina Meligeni enfrentou, na chave de simples, tem um posicionamento superior ao da brasileira no ranking mundial, neste momento. Por conta disso e pela forma como se apresentou durante toda a competição, a brasileira entende que sai uma jogadora completamente diferente.

“Cheguei uma jogadora, sai completamente outra. Estou mais segura da minha forma de jogar, mas confiante em mim mesma, nos meu golpes e acreditando que eu sou desse nível, que eu sou uma dessas jogadoras que jogam nesse nível. Os Jogos Pan-Americanos me mostraram que eu sou capaz de estar metida entre elas”.

Além do quarto lugar na chave de simples. Carolina Meligeni conquistou o bronze na chave de duplas, jogando ao lado de Luisa Stefani. Para Fernando Meligeni, a sensação vai muito além do resultado obtido em quadra pela sobrinha. “Acho que as pessoas falam muito do resultado. Mas se ela estivesse em uma quartas de final de Grand Slam e acabasse ali, acho que a sensação para nós que estamos fora é a mesma. Ela está mostrando que pode jogar nesse nível e isso, para a família que foram os únicos que acreditaram nela desde o começo, não tem preço”, finalizou o ex-tenista.

O que acontece depois dos Jogos Pan-Americanos

Após a participação nos jogos Pan-Americanos de Lima Carolina Meligeni não terá tempo de descanso. A atleta deixa a capital peruana nesta segunda-feira (05), e na quarta-feira (07), já pega o avião com destino a Europa, onde passará um tempo jogando torneios.

“Embarco quarta-feira para a Europa, fico cinco semanas lá com meu treinador. Vou disputar alguns Challengers, um 25+H, um 80, depois vamos vendo para onde vamos. Depois eu volto, tenho duas semanas de treino e fico mais um período fora para competição. Preciso dar consistência no nível de jogo que apresentei essa semana aqui noa Jogos Pan-Americanos”, finalizou Carolina Meligeni.

Mais em Pan 2019