Siga o OTD

Pan 2019

João Menezes vence Facundo Bagnis e é finalista no tênis

João Menezes - Challenger de
Alexandre Loureiro/COB

O Brasil vai disputar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Na semifinal de simples masculina, João Menezes venceu o argentino Facundo Bagnis, por 2 sets a 1, e se garantiu na decisão. Com o feito, o brasileiro se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, desde que termine entre os 300 melhores do mundo no último ranking mundial antes da edição dos jogos. Atualmente João é o número 212º.

“A meta era o ouro, não vou mentir. Eu vim com a convicção que eu poderia ganhar e ainda falta um jogo. Não é porque eu cheguei na final que eu vou relaxar, vamos para cima”, comentou João.

Antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, a maior parte da população brasileira não conhecia João Menezes. Sem conseguir jogar os grandes torneios de tênis ao redor do mundo, o atleta passa a maior parte da temporada atuando em Challenger, João tem noção do tamanho que a decisão pode ter para sua carreira.

“Se você perguntasse no Brasil quem é João Menezes, eu tenho certeza absoluta que eles não tem ideia de quem é. Agora, depois da final de amanhã, com a presença no pódio, bandeira, esse cenário pode mudar um pouco. Esses Jogos Pan-Americanos pode ser um divisor de águas na minha carreira”, disse o tenista.

O Jogo

No primeiro set, João Menezes começou atuando melhor. Errando menos e mais efetivo com o saque, o brasileiro conseguiu uma quebra no quarto game, fazendo 3 a 1 no jogo. Contudo, isso parece ter acordado Facundo Bagnis. Após perder o saque, o argentino encaixou uma sequência e tomou a frente do marcador, com 5 a 3. No fim, apesar do tenista do Brasil tentar, a vitória acabou sendo de Bagnis por 6/4.

Na segunda parcial a história quase se repetiu. Após os primeiros momentos de igualdade, João Menezes teve uma quebra no quarto game e voltou a abrir 3 a 1. Mas, diferente do que aconteceu no set anterior, o brasileiro confirmou o serviço na sequência, abriu uma grande distância no marcador e confirmou a vitória por 6/2, forçando a terceira e decisiva parcial.

Com o jogo empatada, o terceiro set começou tenso, mas, apesar das dificuldades impostas pelo adversário, os dois tenistas conseguiram manter o saque durante a maior parte do tempo, até a quebra vir. No sexto game, João Menezes foi quase perfeito, venceu e abriu 4 a 2 no placar. Com a vantagem, o brasileiro perdeu a chance de fechar em duas oportunidades, fazendo com que Bagnis encostasse no placar, mas em um dos games mais longos do dia a vitória veio com 6/4

Mais em Pan 2019