Siga o OTD

Pan 2019

Ingrid Oliveira e Andressa Mendes garantem vagas na decisão

Brasileiras confirmam expectativa e vão à final da plataforma 10m. Prova decisiva acontece às 21h (de Brasília)

Andressa Mendes saltos ornameitais jogos sul-americanos
Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

A Seleção Brasileira de saltos ornamentais terá duas representantes na finalíssima da plataforma 10m feminina. Na manhã deste sábado (03), Ingrid Oliveira e Andressa Mendes finalizaram a fase qualificatória entre as 12 melhores colocadas e seguem vivas na briga por pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima. A disputa decisiva acontecerá ainda hoje, a partir das 21h (de Brasília).

Ao término dos cinco saltos, Ingrid Oliveira assegurou o melhor resultado do país na prova. Com 302,55 pontos conquistados, fechou com a sétima colocação geral. Andressa Mendes, por sua vez, veio logo na sequência. Os 263,7 pontos foram suficientes para colocar a brasileira na sequência da competição.

Até aqui, a mexicana Alejandra Orozco lidera com vantagem interessante em relação às rivais, com um total de 351,20. A compatriota Gabriela Agundez ocupa a terceira melhor campanha (330,45). Sonhando com a ponta, a canadense Caeli McKay anotou 340,7 e confirmou o segundo lugar momentâneo.

Considerando o retrospecto histórico, o Brasil conquistou medalhas em apenas duas edições nesta categoria. Juliana Veloso levou a prata em Santo Domingo 2003 e o bronze no Rio de Janeiro 2007. Na capital peruana, apenas a campeã garante vaga direta para a Olimpíada de Tóquio. No próximo ano, a Copa do Mundo da modalidade também servirá como classificação olímpica.

Mais em Pan 2019