Siga o OTD

Pan 2019

Depois de cirurgia, Fernando Reis deseja o tri no Pan de Lima

Atleta do levantamento de peso enfrentou primeira cirurgia da carreira em 2018. Agora, sonha com a vitória em Lima e a vaga olímpica para Tóquio 2020

Na reta final de 2018, Fernando Reis encarou a primeira cirurgia da carreira. Com um problema no joelho, passou por longo período de recuperação e fisioterapia. Aos 29 anos, o paulista terá pela frente as disputas dos Jogos Pan-Americanos de Lima e o Campeonato Mundial de levantamento de peso. Como não poderia ser diferente, o desejo é de assegurar a vaga para a Olimpíada de Tóquio. Em entrevista exclusiva para o Olimpíada Todo Dia, ele relembrou o bicampeonato nas últimas duas edições do maior evento das Américas e destacou que está apto para competir, ainda que não de maneira plena.

Fernando participará do Pan pela quarta vez. Depois de estrear com o pior resultado atuando em casa, conquistou duas medalhas de ouro na sequência, chegando com moral para os desafios na capital peruana. “Em 2007, no Rio de Janeiro, foi a minha primeira participação nos Jogos Pan-Americanos. Eu fui o atleta mais jovem da delegação, tinha 17 anos de idade. Fiquei em último colocado. Quatro anos depois, a gente conseguiu a medalha inédita para o Brasil, a medalha de ouro, quebramos todos os recordes de Jogos Pan-Americanos. E, logo em seguida, em 2015, na segunda edição nos Jogos de Toronto, ganhamos novamente. Agora, eu estou aqui na quarta edição, na minha quarta edição de Jogos Pan-Americanos.”

“Foi a primeira competição de grande porte. Com certeza, tem a parte do nervosismo, ainda maior por ser muito jovem, 17 anos de idade. Então foi uma novidade participar dos Jogos Pan-Americanos onde eu competi relativamente bem, mas muito jovem e com marcas muito inferiores ao padrão dos Jogos Pan-Americanos. Mas foi uma experiência muito positiva… Quer dizer, uma experiência negativa, mas que eu acabei tornando positiva, porque eu sabia que eu tinha em minha vantagem o fato de ser o atleta mais jovem da delegação. Em quatro anos treinando e trabalhando, logo em seguida eu ganhei de todo mundo”, complementou.

E o favoritismo para os Jogos Pan-Americanos 2019, pesa muito? “Não, eu acho que não pesa. É uma responsabilidade muito grande. É uma honra representar o meu país em competição internacional. Então, eu tenho essa responsabilidade, esse entendimento, é uma competição muito importante. Eu tento sempre dar o meu melhor.”

Curiosa e inevitavelmente, os novos recordes pan-americanos acontecerão em Lima. “A Federação Internacional alterou todas as categorias. Uma das categorias foi a super pesado. Em vez de ser acima de 105kg, passou para 109kg. Todos os recordes pan-americanos foram apagados. Então, quem sair campeão da competição dos Jogos Pan-Americanos vai estabelecer os novos recordes”, explicou Fernando Reis.

Além da corrida pelo ouro no Peru, Fernando Reis também deseja alcançar o melhor rendimento físico por conta dos próximos desafios ao longo da temporada. “Eu estou bem, estou relativamente bem. Não estou com meu 100% fisicamente até pelo tempo que eu tive de recuperação. Foram seis meses. Fiz uma reconstrução do tendão quadricipital logo depois do Campeonato Mundial de 2018, onde eu tinha uma ruptura de mais de 65%. A gente optou por fazer. Essa reconstrução foi o Doutor Caio Delia, do Vita, que eu acabei fazendo junto com o Comitê Olímpico Brasileiro. A gente fez essa intervenção cirúrgica e no momento eu estou bem. Estou recuperando bem. Mas a competição principal para mim vai ser tanto o Campeonato Mundial nesse ano quanto os Jogos Olímpicos do ano que vem.”

“(O Pan), para mim, vai ser a minha competição do ano, porque eu estou fazendo a recuperação após a cirurgia. E depois eu tenho o Campeonato Mundial, dia 27 de setembro. Eu tenho exatamente sete semanas depois dos Jogos Pan-Americanos. Na sequência, eu tenho um campeonato Open, em São Francisco, só para pontuar para os Jogos Olímpicos. E, provavelmente, ano que vem eu tenha duas competições”, finalizou.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019