Siga o OTD

Pan 2019

Velejadores passam por Lima antes de partir para Paracas

Esporte que tradicionalmente fica fora da cidade-sede, a vela raramente proporciona aos velejadores a experiência de ficarem hospedados na Vila dos Atletas. Nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, o fato mais uma vez se repete, porém, desta vez, alguns atletas do Time Brasil puderam sentir um pouco o gostinho de conhecer a principal casa dos competidores antes de seguirem para a sub-vila na cidade de Paracas.  Além da vela, chegaram em Lima nesta segunda-feira, dia 22, atletas da canoagem velocidade, boxe, tiro esportivo, hipismo (adestramento e CCE), atletismo (marcha) e taekwondo.

“Demos um pouco de sorte de poder passar na Vila. É um outro ambiente, gosto muito de ficar vendo os outros atletas, é um desfile de diferentes biótipos humanos. Estamos muito satisfeitas com a simpatia dos peruanos”, afirmou a bicampeã pan-americana na classe RS:X Patricia Freitas. “Legal passar pela Vila, ver novas culturas, conhecimentos”, disse Marco Grael, que disputará o Pan pela primeira vez já que sua classe, a 49er, não integrava o programa dos Jogos Pan-americanos.

Ao lado de Patricia e Marco também chegaram os velejadores Gabriel Borges (parceiro de Marco na 49er), Bruno Fontes (Laser), Brenno Francioli (RS:X masculina), Gabriela Nicolino (Nacra 17) e Gabriella Kidd (Laser Radial). Dos 17 velejadores do Time Brasil em Lima, ainda faltam chegar dez atletas, entre eles a dupla campeã olímpica na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze. As duas estão em treinamento no Japão.

Nesta segunda-feira, as modalidades que chegaram no fim de semana seguiram com seus treinamentos antes do início dos Jogos. “É meu primeiro Pan, quero fazer minha melhor prova que a vaga olímpica vai ser consequência”, disse Maria Iêda Guimarães, do pentatlo moderno. “Minha expectativa é a de fazer o meu melhor. A experiência pode me ajudar”, afirmou Roberto Schmits, medalha de bronze no tiro esportivo no Pan de Guadalajara-2011.

Nesta terça-feira (dia 23), o Time Brasil em Lima vai aumentar ainda mais. Chegam na capital do Peru os atletas do badminton, esqui aquático, tiro esportivo e surfe.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019