Siga o OTD

Pan 2019

Antes de Lima, Rafaela Silva leva mais um ouro no judô

Rafaela Silva conquista em Budapeste segundo ouro seguido em 2019 e vai tentar título inédito dos Jogos Pan-americanos

Rafaela Silva ouro Grand Prix de Budapeste
Ben Urban / IJF

A brasileira Rafaela Silva, um dos maiores nomes do Brasil nos Jogos Pan-americanos, conquistou mais uma medalha de ouro no judô nesta temporada. A segunda seguida. Desta vez ela venceu o Grand Prix de Budapeste, na sexta-feira (12), na Hungria.

Rafaela Silva lutou a final contra Nora Gjakova, do Kosovo, uma velha conhecida dos tatames. Foi a quinta fez que lutaram e a brasileira ganhou a quarta. Desta vez fez dois waza-aris, bem parecidos, em ações de contra-ataque (veja a partir do 3min50s). Vibrou muito no final e sorriu bastante no pódio.

A única que a kosovar ganhou, no entanto, foi a final de Tblisi esse ano. A terceira da sequência de quatro derrotas em finais de Rafaela na temporada. “Eu já estava entalada com essa final da Geórgia que perdi para essa adversária. Então, dessa vez, fui com um pouco mais de sangue nos olhos. Estou feliz com meu desempenho esse ano. É manter o foco agora, seguir firme nos treinos para os Jogos Pan-Americanos e para o Campeonato Mundial”, concluiu.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=fPz9h1nMkdQ[/embedyt]

O primeiro ouro do ano de Rafaela Silva foi no campeonato anterior que ela disputou, o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. Antes havia feito quatro finais e ficado com quatro pratas. No ano tem seis finais em dez torneios disputados. A campeã olímpica nunca foi campeã dos Jogos Pan-Americanos. Tem uma prata e um bronze.

+ CONFIRA A PÁGINA DO JUDÔ NO PAN

Esse ano ela foi vice-campeã no Campeonato Pan-Americano, lá mesmo no Peru. Perdeu a final para a canadense Christa Deguchi.

Mais Budapeste e Lima

Além de Rafaela Silva (57kg), Eleudis Valentim (52kg) disputou uma medalha nesta sexta, de bronze, mas acabou perdendo e ficando em quinto lugar no Grand Prix de Budapeste. Larissa Pimenta (52kg), que também vai ao Pan, perdeu na repescagem e sai em sétimo.

Tamires Crude (57kg), Eduarda Francisco (48kg), Diego Santos (66kg), Phelipe Pelim (60kg) e Ítalo Carvalho  (60kg) também lutaram nesta sexta, primeiro dos três dias do Grand Prix de Budapeste.

Neste sábado (13), o Brasil vai ao tatame com Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Jeferson Santos Jr (73kg), Leandro Guilheiro (81kg) e João Pedro Macedo (81kg). No domingo vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) e Matheus Assis (90kg).

O judô nos Jogos Pan-Americanos vai de 8 a 11 de agosto. Larissa luta no dia 8 e Rafaela no dia 9. É a próxima competição na agenda da seleção brasileira. Na semana passada, Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), David Moura (+100kg) e Aléxia Castilhos (63kg), todos que vão a Lima, conquistaram medalhas no Canadá.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Caminho para a final

Antes da final, Rafaela Silva venceu quatro adversárias, sendo as três primeiras por ippon. Na semifinal, passou pela húngara Hedvig Karakas. Foi a nona vez que elas se enfrentaram, uma delas nas quartas de final dos Jogos do Rio em 2016. Rafaela venceu a sétima, agora por waza-ari.

Eleudis Valentim também fez uma boa campanha parando somente na semifinal. Venceu a primeira nas punições, depois outras duas lutas por ippon e caiu na disputa pela decisão no hansokumake. O bronze foi por ippon, contra a romena Andreea Chitu, que já fez duas finais mundiais.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019