Siga o OTD

Pan 2019

Apresentadas as medalhas dos Jogos Pan-Americanos

São 4.941 para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos; sendo 1.582 de ouro, 1.582 de prata e 1.777 de bronze

Medalhas Jogos Pan-Americanos

As medalhas oficiais dos Jogos Pan-Americanos de Lima foram apresentadas nesta quinta-feira (11), em Lima. As disputas por elas começam no dia 24 de julho e terminam no dia 11 de agosto. Também foram reveladas as medalhas dos Parapan-Americanos, que vão de 23 de agosto a 1 de setembro.

As de ouro têm as imagens da Pedra dos 12 ângulos de Cusco; as de Prata tem a Fortaleza de Kuélap de Chachapoyas; enquanto as de bronze têm a figura do candelabro de Ica. No total, foram produzidas 4.941 medalhas para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos; sendo 1.582 de ouro, 1.582 de prata e 1.777 de bronze.

Medalhas Jogos Pan-Americanos

Tanto nas dos Jogos Pan-americanos como nos Jogos Parapan-Americanos, destaca-se a figura do Quipu, instrumento pré-hispânico que forneceu informações através de nós em suas cordas. Desta forma, as medalhas de ouro mostrarão um nó, as de prata terão duas e as de bronze terão três.

Cada uma tem 80 mm de diâmetro, 6 mm de espessura e pesa aproximadamente 320 gramas. As de ouro são banhadas em ouro 24k; as de prata, em prata 950 e as de bronze são banhadas em cobre.

Os Jogos Parapan-Americanos acontecem de 23 de agosto a 1º de setembro. Esta será a maior edição da história, de acordo com a organização do evento, com a participação de aproximadamente 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do seu Departamento Técnico, divulgará a convocação da delegação que representará o país no dia 16 de julho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019