Siga o OTD

Pan 2019

Tocha Pan-americana ilumina compromisso com os deuses

Cerimônia no México ilumina Tocha Pan-Americana, que viaja para Machu Picchu onde vai começar turnê pelo Peru

Iluminação da Tocha Pan-americana, dos Jogos Pan-Americanos
Teotihuacán, no México, testemunhou a Iluminação da Tocha Pan-americana

A antiga cidade de Teotihuacán, no México, testemunhou a Iluminação da Tocha Pan-americana durante a cerimônia de Iluminação do Novo Fogo dos Jogos Pan-Americanos. Foi nesta terça-feira (2) e marcou também o início da ida da tocha para Lima, a cidade sede dos Jogos.

Em Teotihuacán os antigos habitantes faziam periodicamente um ritual que reafirmava seu compromisso com seus deuses a fim de manter a continuidade e o equilíbrio do universo. A cerimônia da Iluminação da Tocha Pan-americana é uma adaptação contemporânea orientada para reafirmar – a cada quatro anos – a unidade e a fraternidade entre os povos da América.

Além disso, Teotihuacan, segundo a mitologia asteca, foi escolhida pelos deuses para criar o centro do universo.

Neste cenário foi realizada uma cerimônia de grande exibição com a apresentação das bandeiras dos 41 países que participarão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, prestando honras especiais às bandeiras do Peru, México e Panam Sports, cantando seus hinos.

O presidente da Comissão Organizadora de Lima 2019, Carlos Neuhaus, esteve presente, bem como o presidente da Panam Sports, Neven Ilic. Também estiveram o governador do estado do México, Alfredo Mazo Maza; o presidente do Comitê Olímpico Mexicano, Carlos Padilla; Membro de Honra do Comitê Olímpico Internacional, Olegario Vázquez; o embaixador do Peru, Julio Garro Gálvez; e a diretora geral do Conade, Ana Gabriela Guevara.

Além deles, houve a presença de dois importantes atletas peruanos, que estarão em Lima em 2019. Pilar Jáuregui, do badminton, e o carateca Alexandra Grande.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Neuhaus destacou a importância histórica da cerimônia e o valor unificador do esporte. “É uma honra para mim estar neste lugar, por muitas razões. Estamos unindo as culturas milenares da nossa América. É uma oportunidade, primeiro unir os povos do México e do Peru e, depois, a todas as culturas das Américas, em um feito que começará em 26 de julho. O desporto é transversal: não distingue cores, credos, origens. É feito para todos e tem a grande capacidade de nos unir “.

Ilic enalteceu a cultura dos povos. “Quão especial é este dia para mim e para nossa organização. Esta cidade de Teotihuacán tem um tremendo simbolismo, uma maravilhosa história pré-hispânica, que vai se conectar com outra grande história do continente americano, na cidade de Machu Picchu. Tudo o que foi feito para Lima 2019 foi o resultado de muito esforço e do trabalho do Peru como um todo. Acreditamos que cobrimos todos os detalhes necessários para que nossos atletas, assistentes e treinadores sintam que estão em casa. Esta é uma recompensa pela vida do atleta, que eu acho que é uma pessoa especial”.

Tocha Pan-Americana

A Tocha Pan-americana vai para o Machu Picchu, no Peru, de onde inicia uma viagem que irá unir duas civilizações antigas da América. Peru e México são considerados os berços das culturas mais importantes do continente. O Novo Fogo, que mais tarde será chamado de Chama Pan-Americana, chegará ao Peru no dia 4 de julho.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hfyOD1hm62M[/embedyt]

 

A Tocha Pan-Americana percorrerá 26 cidades nas montanhas, selva e costa do Peru, visitando lugares emblemáticos como a Montanha das 7 cores, em Cusco; o Vale do Colca, em Arequipa; as linhas de Nazca, em Ica; Lago Titicaca, em Puno; as Ruínas de Chan Chan, em La Libertad; entre as principais atrações do país.

A turnê termina no dia 26 de julho no Estádio Nacional, onde será realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019