Siga o OTD

Pan 2019

Tocha Pan-americana ilumina compromisso com os deuses

Cerimônia no México ilumina Tocha Pan-Americana, que viaja para Machu Picchu onde vai começar turnê pelo Peru

Iluminação da Tocha Pan-americana, dos Jogos Pan-Americanos
Teotihuacán, no México, testemunhou a Iluminação da Tocha Pan-americana

A antiga cidade de Teotihuacán, no México, testemunhou a Iluminação da Tocha Pan-americana durante a cerimônia de Iluminação do Novo Fogo dos Jogos Pan-Americanos. Foi nesta terça-feira (2) e marcou também o início da ida da tocha para Lima, a cidade sede dos Jogos.

Em Teotihuacán os antigos habitantes faziam periodicamente um ritual que reafirmava seu compromisso com seus deuses a fim de manter a continuidade e o equilíbrio do universo. A cerimônia da Iluminação da Tocha Pan-americana é uma adaptação contemporânea orientada para reafirmar – a cada quatro anos – a unidade e a fraternidade entre os povos da América.

Além disso, Teotihuacan, segundo a mitologia asteca, foi escolhida pelos deuses para criar o centro do universo.

Neste cenário foi realizada uma cerimônia de grande exibição com a apresentação das bandeiras dos 41 países que participarão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, prestando honras especiais às bandeiras do Peru, México e Panam Sports, cantando seus hinos.

O presidente da Comissão Organizadora de Lima 2019, Carlos Neuhaus, esteve presente, bem como o presidente da Panam Sports, Neven Ilic. Também estiveram o governador do estado do México, Alfredo Mazo Maza; o presidente do Comitê Olímpico Mexicano, Carlos Padilla; Membro de Honra do Comitê Olímpico Internacional, Olegario Vázquez; o embaixador do Peru, Julio Garro Gálvez; e a diretora geral do Conade, Ana Gabriela Guevara.

Além deles, houve a presença de dois importantes atletas peruanos, que estarão em Lima em 2019. Pilar Jáuregui, do badminton, e o carateca Alexandra Grande.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Neuhaus destacou a importância histórica da cerimônia e o valor unificador do esporte. “É uma honra para mim estar neste lugar, por muitas razões. Estamos unindo as culturas milenares da nossa América. É uma oportunidade, primeiro unir os povos do México e do Peru e, depois, a todas as culturas das Américas, em um feito que começará em 26 de julho. O desporto é transversal: não distingue cores, credos, origens. É feito para todos e tem a grande capacidade de nos unir “.

Ilic enalteceu a cultura dos povos. “Quão especial é este dia para mim e para nossa organização. Esta cidade de Teotihuacán tem um tremendo simbolismo, uma maravilhosa história pré-hispânica, que vai se conectar com outra grande história do continente americano, na cidade de Machu Picchu. Tudo o que foi feito para Lima 2019 foi o resultado de muito esforço e do trabalho do Peru como um todo. Acreditamos que cobrimos todos os detalhes necessários para que nossos atletas, assistentes e treinadores sintam que estão em casa. Esta é uma recompensa pela vida do atleta, que eu acho que é uma pessoa especial”.

Tocha Pan-Americana

A Tocha Pan-americana vai para o Machu Picchu, no Peru, de onde inicia uma viagem que irá unir duas civilizações antigas da América. Peru e México são considerados os berços das culturas mais importantes do continente. O Novo Fogo, que mais tarde será chamado de Chama Pan-Americana, chegará ao Peru no dia 4 de julho.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hfyOD1hm62M[/embedyt]

 

A Tocha Pan-Americana percorrerá 26 cidades nas montanhas, selva e costa do Peru, visitando lugares emblemáticos como a Montanha das 7 cores, em Cusco; o Vale do Colca, em Arequipa; as linhas de Nazca, em Ica; Lago Titicaca, em Puno; as Ruínas de Chan Chan, em La Libertad; entre as principais atrações do país.

A turnê termina no dia 26 de julho no Estádio Nacional, onde será realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Pan 2019