Siga o OTD

Basquete

Brasil fica em 8º lugar no basquete feminino em Chengdu

Após vitória na estreia, Brasil perdeu quatro jogos seguidos e terminou em oitavo lugar no basquete feminino de Chengdu

Basquete feminino do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto: Célio Júnior/CBDU)

O Brasil encerrou sua participação na disputa do basquete feminino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu em oitavo lugar. Depois de vencer a estreia, a equipe perdeu seus quatro jogos seguintes, incluindo contra a República Tcheca neste sábado (5). Jogadoras de até 27 anos de idade disputam a competição.

Comandada pelo técnico francês Virgil Lopez, a seleção brasileira universitária de basquete venceu a Romênia na primeira rodada e perdeu para a Finlândia em seguida, ainda na fase de grupos. Com os resultados, o Brasil ficou em segundo lugar na chave e passou para as quartas de final, onde caiu diante da China. Na briga pelas posições intermediárias, perdeu para a Hungria e para a República Tcheca e terminou em oitavo lugar.

Tanto contra a Hungria quanto contra a República Tcheca, os duelos acabaram decididos por uma diferença de apenas cinco pontos. No caso da partida contra as tchecas, o Brasil chegou a ter 13 pontos de desvantagem no último quarto e se recupero, mas acabou derrotado em 79 a 74. Luana Leite foi a cestinha da partida com 24 pontos. Letícia Soares fez 18 pontos e pegou oito rebotes.

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu deveriam acontecer em 2021, mas tiveram que ser adiados em dois anos por conta da pandemia de Covid-19. A competição reúne atletas com idades entre 18 e 27 anos em 18 modalidades. No caso do basquete feminino do Brasil, incluem-se no time 11 atletas, das quais seis atuam no College dos Estados Unidos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete