Siga o OTD

Basquete

Brasil perde para a Rep. Tcheca e é prata no basquete masculino

Em confronto equilibrado, a equipe brasileira foi superada pela seleção europeia por 69 a 67

Time do Brasil de basquete masculino, prata nos Jogos Mundiais Universitários (Célio Júnior/CBDU)
(Célio Júnior/CBDU)

O Brasil perdeu para a República Tcheca por 69 a 67, na manhã deste domingo (6), e ficou com a medalha de prata na disputa do basquete masculino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. A equipe comandada por Fernando Pereira chegou a estar a frente do placar na reta final do jogo, mas sofreu a derrota nos segundos finais, em um lotado Fenghuangshan Sports Park Gymnasium.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Contando com uma forte equipe sub-26, o Brasil vinha de uma campanha perfeita nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu até chegar na final. Foram cinco vitórias em cinco jogos, incluindo adversários tradicionais no basquete, como Lituânia e China na fase de grupos e Estados Unidos na final.

Desta vez, no entanto, o Brasil não conseguiu levar a melhor e acabou derrotado pela República Tcheca. Com um quinteto inicial de Zú Júnior, Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão, o Brasil começou melhor na partida, mas logo a República Tcheca equilibrou as ações. O primeiro tempo terminou empatado em 34 a 34.

A tônica seguiu no terceiro período, com os europeus abrindo frente em 51 a 50. O Brasil começou melhor no último quarto e chegou a abrir 61 a 57 de vantagem na metade final da parcial. No entanto, tomou a virada no clutch time. O Brasil teve a última posse de bola da partida, já com 69 a 67 contra, a nove segundos do fim, mas Zu desperdiçou um arremesso de três pontos.

Zu, aliás, foi o maior pontuador do Brasil na partida, com 17 pontos. Ele ainda pegou sete rebotes e deu cinco assistências. Caio anotou 14 pontos, enquanto Victão fez 12 – ele ainda pegou dez rebotes e anotou um duplo-duplo. Pela República Tcheca, Jan Zidek marcou 24 pontos e pegou nove rebotes.

Brasil em Chengdu

Esta foi a 11ª medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Agora, o país acumula cinco pratas e seis bronzes. Considerando todas as edições de Universíades, foi a quinta medalha do Brasil no basquete masculino, a primeira de prata. O país soma, agora, um ouro, uma prata e três bronzes.

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu deveriam acontecer em 2021, mas estão acontecendo com dois anos de atraso por conta da pandemia de COVID-19. O evento reúne atletas com idade entre 18 e 27 anos, em 18 modalidades, e acabará na terça-feira (8). No caso do basquete masculino, o Brasil conta com uma equipe sub-26, em que 11 dos 12 jogadores foram destaques na última temporada do NBB.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete