Siga o OTD

Seleção Brasileira

Final de semana será com agenda cheia para o esporte brasileiro

O esporte olímpico brasileiro está repleto de eventos importantes neste sábado e domingo, alguns valendo vaga para o Pan-Americano de Lima

Hugo Calderano é a grande esperança do Brasil no Mundial de tênis de mesa, destaque da agenda olímpica deste final de semana (Crédito: ITTF)

O sábado está mal começando, mas saiba que a agenda do esporte olímpico brasileiro para o final de semana está cheia de atrações. O blog faz aqui um pequeno resumo, para você não perder nada.

Tênis de mesa

O Campeonato Mundial individual e de duplas da modalidade começará neste domingo (21), em Budapeste (HUN). Será a 55ª edição do torneio, que terminará no próximo dia 28. O Brasil participará com uma equipe composta por oito atletas, mas ninguém tem dúvidas sobre quem é o grande nome do time.

Sétimo do ranking mundial do tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano chega à Hungria com status de quem poderá brigar por uma inédita medalha para o país. Inclusive, é o único jogador fora da Ásia ou Europa que está nas primeiras posições do ranking.

Além de Calderano, integram a seleção brasileira em Budapeste Eric Jouti, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishy, no masculino; Bruna Takahashi, Jéssica Yamada e Lin Gui, no feminino.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

 

Natação

Também no domingo haverá o encerramento do Troféu Brasil Maria Lenk, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. A competição, que servirá para selecionar as equipes que irão ao Mundial de natação na Coreia do Sul e ao Pan-Americano de Lima, está espetacular. A geração mais promissora da natação masculina do Brasil vem confirmando as expectativas.

Na última sexta-feira (19), por exemplo, o quarteto do Pinheiros cravou o melhor tempo do mundo no revezamento 4 x 100 m livre, com 3min12s09. Não é por acaso que Marcelo Chierighini, Breno Correia, Pedro Spajari e Gabriel Santos representarão o Brasil nas duas competições.

Atletismo

Vários brasileiros seguem competindo nos Estados Unidos, como preparação para a temporada 2019 do atletismo. Na sexta-feira, um resultado excepcional foi conquistado pelo velocista Paulo André de Oliveira. Na prova dos 100 m do Bryan Clay Invitational, em Azuza (Califórnia), ele venceu com 10s02, repetindo seu melhor resultado. Este tempo também lhe deixou em segundo lugar no ranking mundial de 2019, atrás somente do cubano Roberto Skyers, que tem 9s98.

Outros brasileiros que se preparam no Centro Olímpico de Chula Vista, em San Diego, também venceram na competição, como Gabriel Constantino, nos 110 m c/ barreira, Fernanda Borges, no disco, e Geisa Coutinho, nos 400 metros. Neste sábado (20), vários deles deverão retornar à pista em outras competições por este giro americano.

Já na cidade de Lázaro Cárdenas (MEX), 16 brasileiros participarão do Pan-Americano de marcha atlética. O principal nome da equipe é Caio Bonfim, na prova dos 20 km

Wrestling

O Brasil busca novas vagas para o Pan-Americano de Lima neste final de semana, disputando o Pan da modalidade, que acontece em Buenos Aires (ARG). Os brasileiros já tinham classificado cinco categorias para Lima. Giullia Penalber até 57 kg, Lais Nunes até 62 kg, Aline Silva até 76 kg, na luta livre feminina; Joilson Júnior até 67 kg e Angelo Moreira até 77 kg, ambos no estilo greco-romano.

Para conquistar a vaga em Lima, os brasileiros devem terminar entre os dois melhores países não classificados em sua respectiva categoria. Caso um atleta peruano esteja previamente classificado, a divisão de peso garantirá vaga aos três primeiros países não classificados. O Pan de wrestling vai até domingo.

Vela

As campeãs olímpicas na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze, disputam neste sábado a regata da medalha pela etapa de Genova (ITA) da Copa do Mundo de vela. Além delas, outros barcos brasileiros podem subir ao pódio. É o caso do 470 feminino, com Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que lideram na classificação geral da classe. Também apresenta chance de sair com medalha Jorge Zarif, segundo colocado na Finn.

Tênis

O tênis brasileiro tem neste final de semana a disputa contra a Eslováquia pela fase de playoffs da Fed Cup, a versão feminina da Copa Davis. O confronto que dará ao vencedor uma vaga no Grupo II de 2020 acontece em Bratislava. Representam o Berasil na disputa Bia Haddad Maia (atual nº 124 do mundo), Carol Meligeni e Luisa Stefani. Serão dois jogos de simples no sábado, enquanto que no domingo serão mais duas partidas de simples e o confronto de duplas.

Ginástica trampolim

Três brasileiros competirão neste final de semana em Minsk (Belarus), pela etapa da Copa do Mundo de Ginástica Trampolim. Camila Gomes, Alice Gomes e Rafael Andrade participam do qualificatório individual no sábado (21). No domingo, Camilla e Alice disputarão a prova do trampolim sincronizado (que não faz parte do programa olímpico).

 

VEJA TAMBÉM:

Confira o calendário completo do Pan-Americano de Lima  
Bizarrices e curiosidades do calendário de Tóquio-2020 
O calendário 2019 do esporte olímpico 
A 100 dias do Pan de Lima, COB evita falar em metas, mas sonha com Top 3

Mais em Seleção Brasileira