Siga o OTD

Hipismo

Luciana Lossio fatura seu 1º Grand Prix 5*, nos Estados Unidos

Amazona amadora e advogada em tempo integral, a brasileira superou os adversários montando na égua Lady Louise

Luciana Lossio em ação no GP de Wellington de saltos (Foto: Sportfot)
(Foto: Sportfot)

A amazona Luciana Lossio, campeã do ranking brasileiro sênior de 2021, subiu ao topo do pódio do Grand Prix CSI5* Bainbridge Companies, principal disputa da 9ª semana no Festival Equestre de Inverno Wellington International, nos Estados Unidos. Esse foi o maior título da carreira da brasileira, que venceu montando na égua Lady Louise.

“Isso é incrível para mim. Estou com a Lady há seis anos e, no início, eu só queria saltar 1,20m, mas evoluímos muito mais,” destacou Luciana sobre sua égua. “Fomos subindo de altura e hoje estou aqui no meu primeiro cinco estrelas e vencendo ao lado desses cavaleiros que eu apenas costumo assistir”, comemorou a amazona amadora de 49 anos de idade.

Dos 45 conjuntos, somente quatro habilitaram-se ao desempate, idealizado pelo irlandês Alan Wade. Luciana e Lady Louise foram o penúltimo time em pista. Na fase decisiva, elas zeraram em 39s15, resultado que lhe garantiu o título do GP. Logo depois, o egípcio Nayel Nassar sagrou-se vice-campeão, montando Igor van de Wittermoere, com o tempo de 39s57, sem faltas. Por fim, o estadunidense Karl Cook completou o pódio em terceiro, ao bater a marca de 39s90.

“A sexta-feira foi o Dia Internacional da Mulher, então acho que eles podem ter me deixado ganhar por causa disso,” brincou Lossio, que trabalha em tempo integral como advogada no Brasil. “Hoje foi a nossa noite. No aquecimento, a Lady estava me dizendo: ‘eu quero ir’. Ela é muito forte e eu tenho que estar lá tentando mantê-la em minhas mãos porque ela realmente gosta de saltar”, completou.

Rodrigo Pessoa é vice-campeão do Grand Prix 4* de Ocala

No último sábado (9), outro brasileiro também se destacou nos Estados Unidos. O experiente e medalhista olímpico Rodrigo Pessoa ficou com a segunda posição no Grand Prix 4* de Ocala, realizado no estado da Flórida. Montando na égua Dhalida, ele terminou a rodada de desempate no tempo de 42s32, sem cometer nenhuma falta. No entanto, quem se sagrou campeão foi o alemão André Thieme, que fechou o percurso zerado em 41s93. A amazona canadense Tiffany Foster acabou na terceira colocação.

*Com informações da Confederação Brasileira de Hipismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Hipismo