Siga o OTD

Hipismo

William Fox-Pitt é o novo treinador de CCE do Brasil

Britânico William Fox-Pitt, dono de três medalhas olímpicas, é o novo treinador da equipe brasileira de CCE

William Fox-Pitt treinador CCE
William Fox-Pitt tem um currículo extenso de conquistas (Foto: FEI)

O britânico William Fox-Pitt, ícone do Concurso Completo de Equitação (CCE) mundial, assumiu o cargo de técnico do Time Brasil no ciclo olímpico até Paris 2024. O contrato foi oficializado na sexta-feira (27). Seu primeiro desafio será preparar os brasileiros para o Mundial da modalidade, que acontecerá em setembro.

+ Brasileiros param nas quartas de final de Roland Garros

O vasto currículo de William Fox-Pitt inclui três medalhas olímpicas por equipes, prata em Atenas 2003 e Londres 2012, e bronze em Hongkong 2008, sede do hipismo nas Olimpíadas de Pequim. Em Jogos Equestres Mundiais, o cavaleiro detém ouro por equipes e prata em Lexington (EUA) 2010, e prata por equipes e bronze individual na Normandia (França) 2014.

Fox-Pitt estará frente ao time de cavaleiros em atividade na Europa, nesse primeiro momento visando a preparação e formação da equipe para o Mundial 2022, que será disputado em Pratoni del Vivaro, na Itália, entre 14 e 19 de setembro. Além disso, o foco também será os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, em que as equipes medalhistas garantirão vaga na Olimpíada de Paris 2024.

Treinador em solo brasileiro

Para os cavaleiros em atividade no Brasil, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) contratou o técnico Guto Faria, cavaleiro olímpico, que está acompanhando os atletas nas principais competições. O grande objetivo, por sua vez, é a formação da equipe nos Jogos Sul-Americanos de 2022, que na modalidade CCE acontecerão em novembro.

As equipes medalhistas nos Jogos Sul-Americanos, qualificam o país para o Pan 2023. Fox-Pitt e Guto Faria desde já trocarão informações, sempre com auxílio de João Aragão, diretor de CCE e cavaleiro de destaque internacional na modalidade salto.

Guto Faria treinador CCE
Guto Faria CCE (Foto: Arquivo Pessoal)

Currículo de Fox-Pitt

Cavaleiro ímpar, Fox-Pitt é recordista de vitórias em Internacionais – CCI5* (nível máximo) com nada menos que 14 títulos. Em 2011, o britânico e agora treinador da equipe brasileiro foi o primeiro cavaleiro a vencer cinco diferentes concursos 5*. Ele também é hexacampão do Burghley Horse Trials na Grã-Bretanha, considerado o mais famoso e maior evento da modalidade.

Entre suas outras conquistas, ele é tricampeão Rolex Kentucky, bicampeão Stars of Pau, bicampeão Badminton Horse Trials, e campeão do Luhmühlen Horse Trials. Nem mesmo uma séria queda em 2015, tirou o britânico do jogo e o cavaleiro voltou a integrar a equipe britânica na Rio 2016.

Sobre o CCE

O Concurso Completo de Equitação (CCE) é uma modalidade olímpica, também conhecida como o “triatlo equestre”. A competição é dividida em três provas – adestramento, cross-country e salto – que são realizadas em dias consecutivos. O esporte é uma importante mostra da capacidade do conjunto competir em três diferentes disciplinas distintas entre si.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O adestramento é a primeira prova a ser cumprida. O conjunto precisa efetuar determinados movimentos (figuras) de diferentes graus de dificuldade mostrando entrosamento e equilíbrio. No segundo dia, acontece o cross-country, onde o conjunto percorre um percurso externo, com obstáculos inspirados no campo, mas sempre com um alto grau de dificuldade. Finalmente, a terceira e última prova é o salto.

Mais em Hipismo