Siga o OTD

Hipismo

Stephan Barcha confirma o favoritismo e fatura seu 1º Brasileiro Senior

“Agora vou participar do Winter Equestrian Festival 2022 nos EUA e buscar os próximos objetivos. Tem o Campeonato Mundial ano que vem, se for pra ser, vai ser. Depois o Pan 2023 e minha grande meta Paris 2024”, destacou Stephan Barcha

Stephan Barcha
(Danilo Schreines)

Sem um único ponto perdido e liderando do começo ao fim, Stephan Barcha, 31, montando Primavera Montana, de apenas 9 anos, faturou seu primeiro título brasileiro Senior Top. A dupla que vem de vitória no GP Internacional Indoor, em 3/10, na Hípica Paulista, prometeu, voltou e cumpriu: sagrou-se campeão no Campeonato Brasileiro Senior Top (rendimento máximo), disputado a 1.50/160m, que terminou nesse domingo, 31/10, na Sociedade Hípica Paulista. 

-Henrique Avancini e Karen Olímpio vencem o short track do Campeonato Brasileiro

“É muito tempo trabalhando e lutando por um sonho para chegar nisso. Hoje eu tenho família, trabalho, mas quando eu era era garoto foi difícil. Em 2003, ganhei o Brasileiro Mirim, em 2006, o Brasileiro de Juniores e em 2009 o Brasileiro de Young Riders. Na categoria Senior Top bati na trave algumas vezes (3º em 2020 e vice em 2019) para conquistar o título brasileiro Senior Top e hoje deu tudo certo. Então hoje eu fecho um ciclo de campeonatos nacionais, praticamente ganhando todos títulos do alto rendimento”, comemorou Stephan, que zerou e venceu a 1ª e 2ª prova e também zerou as duas voltas do GP Final. 

Stephan Barcha
(Danilo Schreines)

“Para chegar aqui nisso precisei de muita gente: meu pai e minha mãe que sempre lutaram muito para me manter no esporte, depois a todos as pessoas que me ajudaram na carreira desde de garoto, primeiros professores, meus técnicos, equipe Chevaux e amigos, destacou o campeão, bastante emocionado. “Agradeço por último e não menos importante, ao proprietário da Primavera Montana, José Romero Dias Gomes, que acreditou nesse projeto desde que ela é nova”, acrescentou Stephan.

“Essa égua talvez é um dos melhores cavalos que eu já montei na minha vida. Construo ela de modo muito pensado. Ano passado eu não coloquei ela no Campeonato Brasileiro, por saber que ela é muito nova. Há três semanas, na vitória do GP no Indoor, eu já tinha comentado que o nosso objetivo seguinte era o Brasileiro. Agora é dar sequencia no processo, entender aonde estamos, ir ao Winter Equestrian Festival (EUA) no início de 2022, fazer o nosso melhor, e seguir sonhando, buscar os próximos objetivos: ir bem nos EUA, também temos o Campeonato Mundial ano que vem, se for pra ser, vai ser. Depois o Pan-americano 2023 e a minha grande meta que é Paris 2024”, finalizou o campeão. 

Stephan Barcha
(Danilo Schreines)

Em excelente fase,  sagrou-se vice campeã a amazona amadora de Brasília Luciana Lossio, 47, com Lady Loisse JMen, conjunto vice-campeão do GP na 50ª Copa São Paulo na Hípica Paulista em 13/6 e campeã do GP da Copa Sabemi no Rio de Janeiro em 12/9, que fechou o campeonato com apenas 5 pontos perdidos: uma falta no primeiro dia, pista limpa na 2ª prova e apenas 1 ponto perdido na 1ª volta do GP final. A destacar que o último título brasileiro senior top de uma amazona foi em 2008 com a amazona Camila Mazza Benedicto e agora ,13 anos depois, Luciana é a primeira vice-campeã.

A caminho do Winter Equestrian Festival

Com os títulos de campeão e vice no Brasileiro Senior Top e dentro dos índices técnicos estabelecidos para Confederação Brasileira de Hipismo, Stephan e Luciana com suas respectivas montarias estão convocados a defender o Brasil no Winter Equestrian Festival no início de 2022, nos EUA, com as despesas de viagem e de seus cavalos a serem custeadas pela Confederação Brasileira de Hipismo. Ainda resta uma vaga na seletiva do ranking Senior Top para o Winter Equestrian Festival que pode ser alcançada por somente dois conjuntos de acordo com os critérios técnicos (número de faltas): Marcello Ciavaglia montando GR Garuda, que garantiu duplo zero do GP Final do Brasileiro e venceu a prova com o tempo mais rápido na 2ª volta, fechando o Brasileiro com 8 pp na 3ª colocação e Flávio Grillo com Lorentino JMen, 4º colocado no GP Final e classificação Final do GP, totalizando 9 pp. O evento nos EUA vale como observatória para as seletivas na Europa para formação do Time Brasil no Mundial em agosto de 2022, em Herning, na Dinamarca. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os percursos do Campeonato Brasileiro Senior Top na Sociedade Hípica Paulista foram armados pelo suíço Gerard Lachat e o técnico do Time Brasil de Salto Philippe Guerdat, também veio e especialmente para a competição. Para Guerdat, o maior desafio para os conjuntos em atividade no país, “é cumprir os percurso dentro do tempo concedido com velocidade de 400 metros por minuto. É preciso mais atenção ao ritmo e traçado, fechar as curvas, pois esse é um dos requisitos em GPs de alto rendimento no Exterior.”

Mais em Hipismo