Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini e Karen Olímpio vencem o short track do Campeonato Brasileiro

Com o título, Henrique Avancini chegou a 18 conquistas na história do Brasileiro de mountain bike. No feminino, Karen Olímpico ganhou com sobras

Henrique Avancini compete no Campeonato Brasileiro de mountain bike, o MTB Festival

Henrique Avancini e Karen Olímpio são os grandes vencedores da prova de short track (XCC) do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Neste domingo (31), principal nome da modalidade, Avancini confirmou o favoritismo no masculino e venceu com tranquilidade, enquanto Karen também venceu com sobras no feminino.

“20 minutos passam muito rápido, então a gente tem que tomar cuidado e, quando for para atacar, tem que ir com confiança. Eu consegui a vitória, que é o resultado de muito treino e muita coisa que eu abdiquei para poder estar aqui. Estou muito feliz com o resultado porque a elite feminina está muito forte. É um gás a mais para terça-feira (dia da prova de Cross Country)”, afirmou Karen Olímpico, que completou a prova com a marca de 32min20s276, mais de um minuto a frente da segunda colocada, Hercília de Souza.

+Bruno Soares e Jamie Murray faturam título do ATP 250 de São Petersburgo

No masculino, Henrique Avancini levou a melhor em um grande duelo com José Gabriel, definido na última volta. Ele venceu a prova do XCC com o tempo de 25min54s771 e alcançou a marca de 18 vezes campeão nacional somando diferentes categorias. E agora, ainda defenderá o título do Cross Country Olímpico (XCO) na próxima terça-feira (2), em Mairiporã, quando encerrará sua temporada de 2021.

“Foi uma prova duríssima, primeiro o clima, aquele chove não chove, a pista de lama só molhada. Foi uma prova interessantíssima. O Zé tentou ganhar a prova, reagiu aos ataques, fez ataques. No final, quando eu bati o martelo, ele reagiu, botou pressão. É legal ver essa nova geração de 20 e poucos anos andando dessa forma. Estamos com uma nova geração bastante promissora e com um cenário bom, isso vai ajudar bastante no crescimento interno da modalidade, e reflete internacionalmente”, destacou o campeão.

Vale lembrar que em agosto, Avancini conquistou o vice-campeonato mundial de short track em prova disputada na Itália, em Val di Sole. Depois, no retorno à Copa do Mundo, venceu novamente o XCC na Suíça, em Lenzerheide, e ficou na 6ª colocação do XCO. Na prova seguinte, foi 2º lugar em Snowshoe, Estados Unidos, também na prova de short track, na última etapa da temporada. E no mês passado, conquistou o título nas duas provas da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional de MTB.

Novidades

Apesar de ter seu terceiro ano consecutivo ocorrendo em Mairiporã, o Campeonato Brasileiro teve seus percursos atualizados pela organização do evento. A pista do XCC tem 1952 m de extensão e 53 m de altimetria por volta, enquanto o novo circuito de XCO terá 4810 m de extensão e 178 m de altimetria por volta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, foi realizado um upgrade na parte chamada brinquedoteca, com uma rampa que termina dentro de um túnel de container de 13 m, assim como construído um mini pump track que emenda com uma ponte próximo da reta de chegada. E por fim, a volta do público, que no ano passado não pôde presenciar o MTB Festival devido ao momento da pandemia da Covid-19 no país, é outro atrativo.

Mais em Ciclismo Mountain Bike