Siga o OTD

Charles Pahud de Mortanges CCE

Curiosidades olímpicas

Maior medalhista do CCE lutou nas duas guerras mundiais

Charles Pahud de Mortanges participou das duas guerras mundiais e, entre elas, se tornou o maior vencedor da história do hipismo CCE nos Jogos Olímpicos

Maior medalhista do CCE lutou nas duas guerras mundiais

O holandês Charles Pahud de Mortanges fez carreira militar em seu país e participou das duas guerras mundiais. No período entre elas, disputou quatro edições de Jogos Olímpicos e se tornou o maior medalhista da história do Concurso Completo de Equitação (CCE), competição que reúne três modalidades do hipismo: adestramento, saltos e cross country. Ao todo, ele subiu cinco vezes ao pódio, colocando no peito quatro ouros e uma prata.

O cavaleiro foi bicampeão olímpico por equipes com a Holanda em Paris-1924 e Amsterdã-1928 e ganhou duas vezes seguidas o ouro individual na Olimpíada realizada em seu país e depois em Los Angeles-1932. Nos Jogos em território dos Estados Unidos, ficou com a prata por equipes. A única participação de Charles Pahud de Mortanges que terminou sem medalhas foi em Berlim-1936.

Charles Pahud de Mortanges aprendeu o esporte na na Real Academia Militar da Holanda, onde se tornou cavaleiro e depois frequentou um curso de instrutores na Escola de Equitação Militar em Amersfoort, de onde saiu para ingressar no exército para combater na Primeira Guerra Mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na Segunda Guerra Mundial, Charles Pahud de Mortanges foi feito prisioneiro pelo exército alemão e foi enviado para a Polônia. O multimedalhista olímpico do CCE conseguiu escapar e se juntou às Forças Holandesas Livres na Inglaterra.

Como segundo comandentante da Brigada Pricesa Irene, participou dos desembarques da Normandia, que ocorreram na terça-feira, 6 de Junho de 1944, também conhecido como o Dia D.  A operação, que foi a maior invasão por mar da história, deu início à libertação dos territórios ocupados pelos nazistas no noroeste da Europa e foi a base da vitória dos Aliados.

Charles Pahud de Mortanges tornou-se Chefe da Casa Militar da Rainha Juliana, aposentando-se em 1962 como Chefe de Cerimônias da Corte Holandesa como Tenente-General. 

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Na administração esportiva, Charles Pahud de Mortanges foi presidente do Comitê Olímpico Holandês de 1946 a 1951 e de 1959 a 1961. Ele foi nomeado membro do COI em setembro de 1946 e ficou na entidade por 18 anos, quando se tornou membro honorário. O maior medalhista do CCE faleu em 1971 aos 75 anos.

Mais em Curiosidades olímpicas