Siga o OTD

Handebol

Seleção feminina é convocada para fase de treinos antes do Pan

Técnico Cristiano Rocha convocou 18 atletas para última fase de testes antes da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Ana Paula Rodrigues segura a bola enquanto é marcada por chilena. Ela representará o Brasil no handebol dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

O técnico da seleção brasileira de handebol feminino, Cristiano Rocha, convocou 18 atletas para a última fase de treinamentos antes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A equipe ficará em Rio Maior, Portugal, entre os dias 9 e 15 de outubro, onde também realizará alguns amistosos. A principal ausência da lista, divulgada nesta quinta-feira (5), é o da goleira Babi Arenhart.

Das 18 convocadas, 17 atuam no handebol europeu. A única que joga no Brasil é Micaela Rodrigues, armadora do Pinheiros. Desse total, oito atletas estiveram no elenco que faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019: a goleira Renata Arruda, as pontas Adriana Castro, Larissa Araújo e Mariana Costa, as armadoras Ana Paula Belo, Bruna de Paula e Patrícia Matieli e a pivô Tamires Araújo.

O período de treinamentos terá duração de uma semana, a começar em 9 de outubro, em Portugal. Ao fim dos testes, quatro atletas serão cortadas para o Pan de Santiago-2023. A cerimônia de abertura do evento acontecerá em 20 de outubro, mas as disputas do handebol feminino só começarão quatro dias depois, no dia 24. A sede da modalidade será Viña del Mar, localizado a 122km da capital chilena.

Vale destacar que os Jogos Pan-Americanos servirão como classificatório olímpico para Paris-2024, onde apenas o campeão ficará com a vaga. No feminino, o Brasil está no grupo B, ao lado de Cuba, Paraguai e Uruguai. Os dois melhores da chave avançam para a semifinal. A seleção feminina conquista a competição de forma consecutiva desde 2003 e, portanto, buscará o heptacampeonato em Santiago.

Convocação do handebol feminino para última fase de testes antes do Pan de Santiago-2023:

Goleiras
Gabi Moreschi – SG BBM Bietigheim (ALE)
Renata Arruda – Gloria Bistrita (ROU)

Pivôs
Lígia Maia – Dunajska Streda (SLO)
Marcela Arouinian – Balonmano Aula Valladolid (ESP)
Tamires Araújo – Gloria Bistrita (ROU)

Pontas
Fernanda Lima – CBF Elda Prestígio (ESP)
Larissa Araújo – Dunarea Braila (ROU)
Adriana Castro – Budcunost Bemax (MKD)
Mariana Costa – Debrecen Kezilabda (HUN)

Armadoras
Bruna de Paula – Gyor Audio Eto KC (HUN)
Ana Paula Belo – SSD Handball Erice (ITA)
Francielle Rocha – Dunarea Braila (ROU)
Giulia Guarieiro – Granollers (ESP)
Jhennifer Rosa – Rocasa Gran Canária (ESP)
Micaela Rodrigues – Pinheiros (BRA)
Patrícia Matieli – Zaglebie Lubin (POL)
Mariane Fernandes – Super Amara Bera Bera (ESP)
Kelly Rosa – Elche (ESP)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol