Siga o OTD

Handebol

Brasil é campeão do Torneio Quatro Nações na despedida de Morten Soubak

Na despedida do técnico campeão do mundo em 2013, o dinamarquês Morten Soubak, que anunciou na véspera a saída da Seleção feminina de handebol, o Brasil empatou com a Eslováquia por 21 a 21 e conquistou o título do Torneio Quatro Nações, que foi disputado em Belém, do Pará. O Brasil ficou com o título no saldo de gols. Enquanto a Seleção fez 51 a 9 em Cuba e 30 a 11 no Uruguai nas duas primeiras rodadas, a Eslováquia bateu as centro-americanas por 38 a 11 e as sul-americanas por 29 a 15. As brasileiras somaram 61 gols de saldo contra 41 das européias.

Após a partida, Morten Soubak fez questão de cumprimentar uma a uma as jogadoras como forma de agradecimento pelo trabalho que se iniciou em 2009 e emocionou algumas das atletas. “Não caiu a ficha ainda. Temos uma gratidão enorme pelo Morten. Nós nos emocionamos antes da partida porque sabíamos que era a última partida dele. Ele está de parabéns por tudo que fez”, afirmou a armadora Duda Amorim, considerada uma das principais jogadoras do mundo.

A despedida de Morten Soubak não poderia ter sido de maneira diferente que não fosse com a conquista do título. Mas não foi fácil conseguir a vitória. Foi um jogo duro em que a Eslováquia passou a maior parte do tempo a frente do placar.

Apesar do caldeirão que a torcida de Belém transformou o ginásio, a Eslováquia foi para o intervalo vencendo por 11 a 10. No segundo tempo, o Brasil entrou de novo no jogo, chegou a dar pinta de que viraria o placar, mas caiu de produção e deixou o adversário abrir três gols de vantagem. A cinco minutos do fim, no entanto, as comandadas de Morten Soubak conseguiram virar com um gol de Jéssica. Mas a decisão acabou acontecendo mesmo no minuto final. As duas equipes tiveram chance para fazer o gol da vitória, mas ficaram no empate em 21 a 21. Melhor para o Brasil, que pôde celebrar o título do Torneio Quatro Nações por ter maior saldo do gols.

“Nosso jogo estava muito individual no primeiro tempo. Começamos a focar na defesa e o principal foi que lutamos. Essa equipe vai ter dificuldade daqui para frente, mas vamos lutar sempre”, disse Duda.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol