Siga o OTD

Handebol

Técnico campeão do mundo em 2013 anuncia saída da Seleção feminina de handebol

O dinamarquês Morten Soubak anunciou nesta sexta-feira, logo depois do massacre sobre o Uruguai por 30 a 11, que a partida deste sábado, às 11h da manhã, contra a Eslováquia, que decide o Torneio Quatro Nações, será o último dele no comando da Seleção Brasileira pela qual foi campeão mundial de handebol feminino em 2013.

“Sim, nesta semana eu disse para as meninas que é meu último campeonato com a seleção. É isso. Eu agradeço às jogadoras, todo mundo no Brasil, foi uma passagem bonita, muito feliz. É isso, esse é o último passo que faço com a seleção. Eu tenho um contrato que acaba no fim do ano e é isso. Já falei várias vezes que eu já virei brasileiro, mas agora é diferente, talvez um dia eu esteja de volta para o Brasil. Quem sabe? Mas esse período acaba agora. Eu não tive a procura nem proposta da Confederação, então era um sinal que era o fim mesmo. Se eles quisessem ficar comigo, eu teria recebido uma ligação”, afirmou o Morten Soubak em entrevista ao Sportv, que transmitiu a vitória do Brasil sobre o Uruguai.

Jogadoras, como Ana Paula Rodrigues, só ficaram sabendo esta semana que Morten Soubak vai deixar a Seleção

Jogadoras, como Ana Paula Rodrigues, só ficaram sabendo esta semana da saída do técnico

Morten Soubak confessou que tem sido estranho trabalhar nesta semana em Belém, sabendo que não continuará mais o trabalho e que está apenas cumprindo o contrato até o fim. “Claro que é uma semana estranha. Sei disso e as jogadoras também. Não há dúvida! Só tenho que desejar boa sorte para todo o handebol brasileiro. E vamos ver o que vai acontecer daqui para frente”.

A despedida de Morten Soubak tem tudo para acontecer com título. O Brasil é favorito contra a Eslováquia na partida deste sábado. O time europeu derrotou o Uruguai por 29 a 15 na quinta e nesta sexta superou Cuba por 38 a 11. Já o Brasil, antes da vitória sobre as uruguaias, havia derrotado as cubanas por incríveis 51 a 9.

Sete anos de Morten Soubak no comando da Seleção

Morten Soubak chegou ao Brasil em 1995, voltou para a Dinamarca e, depois, em 2005, retornou ao Pinheiros, onde comandou o time masculino e foi campeão brasileiro pela equipe paulista. Em 2009, assumiu a seleção brasileira feminina. Levou o time ao ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2011 e, em 2013, atingiu o ápice de sua história no país com o título mundial na Sérvia.

Na sequência, porém, a seleção passou a oscilar bons e maus momentos. Conquistou o bicampeonato pan-americano nos Jogos de Toronto, em 2015, mas no mesmo ano acabou caindo precocemente no mundial da Dinamarca – derrota nas oitavas de final, para a Romênia. Na Rio 2016, a expectativa era por um pódio, mas a seleção feminina acabou eliminada nas quartas de final pela surpresa Holanda.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol