Siga o OTD

Handebol

Brasil perde para Hungria na 2ª fase do Mundial sub-18

Brasil perde para a Hungria na estreia da segunda fase do Mundial Sub-18

Brasil x Hungria Mundial sub-18 de handebol
(Foto: Divulgação/IHF)

O Brasil estreou com derrota na segunda fase do Mundial Sub-18 de handebol feminino, em Skopje, na Macedônia do Norte, nesta quinta-feira (04). A equipe perdeu para a Hungria por 32 a 16 e praticamente deu adeus às chances de classificação para as quartas de final. O próximo compromisso da seleção é na sexta-feira (05), às 15h30, contra a França.

Como foi o jogo

Estreando na segunda fase, o Brasil não conseguiu se impor e ficou atrás o tempo todo. A Hungria começou melhor na partida e abriu 8 a 3 de frente, o que obrigou o técnico brasileiro a pedir tempo, ainda antes dos dez primeiros minutos. Mesmo após a pausa, o time europeu seguiu abrindo frente. Na metade da primeira etapa, o Brasil acertou sua defesa, mas não conseguiu ser efetivo no ataque. Assim, na reta final, a Hungria voltou a abrir e fechou o primeiro tempo vencendo por nove gols (19 a 10).

Seguindo a tônica do primeiro tempo, a Hungria começou melhor na segunda etapa e abriu 22 a 10. O Brasil chegou a equilibrar o jogo no início do segundo tempo e conseguiu três gols seguidos para voltar a vantagem para nove gols. No entanto, o time húngaro retomou o controle da partida e aumentou o placar ao longo da parcial, terminando o duelo com 32 a 16. Na reta final, a goleira Milene fez ótimas defesas e foi um dos destaques da partida.

Duda foi uma das artilheira do Brasil no jogo (Foto: IHF)

As artilheiras do Brasil no jogo foram Kelly Rosa, Duda e Nathaly Soares, com três gols cada. Julia Rodrigues e Gabriela da Cruz marcaram dois tentos, enquanto Ana dos Santos, Maria Clara e Serena anotaram um cada. Pelo lado húngaro, Bianka Kovalcsik foi a principal goleadora, com cinco gols. Anna Szabó e Júlia Farkas fizeram quatro cada.

Formato da segunda fase

Depois de uma campanha de uma vitória, um empate e uma derrota na primeira fase, o Brasil ficou em segundo lugar de seu grupo e avançou no torneio. A segunda fase do Mundial Sub-18 é composta por 16 equipes, que são divididas em quatro grupos de quatro cada. No caso do Brasil, a seleção está no grupo IV, ao lado de Hungria, França e Noruega – adversário que já enfrentou na primeira fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os resultados da fase inicial são levados para a rodada seguinte. Isto significa dizer que o Brasil já começou a segunda fase com uma derrota, pois perdeu para a Noruega por 31 a 19 na primeira. Assim, tem como adversários na segunda fase apenas a França e a Hungria. Ao final das rodadas, os dois primeiros colocados avançam às quartas de final, que são disputadas em formato mata-mata.

Chances remotas de classificação

Com a derrota para a Hungria, o Brasil diminuiu muito suas chances de classificação para as quartas de final. Neste momento, a Hungria lidera o grupo com duas vitórias (venceu a França por 23 a 22 na primeira fase), enquanto França e Noruega têm uma cada (a França venceu a Noruega por 22 a 19 no outro jogo da rodada). O Brasil não tem triunfos.

França e Noruega Mundial Sub-18 de handebol feminino
A França venceu a Noruega no outro jogo do grupo (Foto: IHF)

Na última rodada da segunda fase, o Brasil vai enfrentar a França, enquanto a Noruega vai enfrentar a Hungria. A seleção terá que vencer a França por um placar de 22 gols de diferença e torcer para um tropeço da Noruega diante da Hungria para se classificar para as quartas do Mundial sub-18.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol