Siga o OTD

Handebol

Promessa do Pinheiros jogará na Liga Espanhola

Tarcísio, de apenas 21 anos, vai defender o Atlético Valladolid após defender por anos o time paulistano. Com ele, chegou ao inédito quarto lugar do mundial de clubes e foi à seleção brasileira do Pan Júnior

Tarcísio handebol Pinheiros liga espanhola
(Alê da Costa/Portrait)

O brasileiro Tarcísio está deixando o Pinheiros para se transferir para o Recoletas Atlético Valladolid, da Espanha, onde disputara da Asobal, a liga espanhola de handebol. Aos 21 anos, o central esteve na histórica campanha do time paulistano no Mundial da Arábia Saudita deste ano, onde ficou com o inédito quarto lugar, e também foi convocado para a seleção brasileira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia. Na Espanha, terá pela frente Thiagus Petrus, também cria do Pinheiros e hoje no poderoso Barcelona.

“Chego com a intenção de ajudar o time a se classificar para as competições europeias”, diz Tarcísio, capixaba de 1m90m, sobre os objetivos na liga espanhola de handebol. “Até 2017 eu jogava pelo Colégio Castro Alves, em Vitória, e jogamos algumas vezes contra o Pinheiros. O Sidney (Alves, técnico da base) me convidou para jogar no Pinheiros. Cheguei como juvenil. Foi uma mudança radical na minha vida. Eu estava acostumado a conviver com meus pais, jogando sempre perto de casa”, recorda. “Os conhecimentos adquiridos me fizeram evoluir em pouco tempo como atleta e como pessoa. Adquiri responsabilidades e aprendi muito com os técnicos que, em muitas ocasiões, também fazem o papel de pais”, diz o atleta, sobre o clube que está deixando.

Tarcísio handebol Pinheiros liga espanhola
(@ruasmidia)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Centro sul e mundial

Tarcísio não hesita em apontar o momento mais emocionante que vivenciou no clube. “Neste ano, quando vencemos o Centro-Sul-Americano contra o Taubaté por um gol na casa deles, foi muito marcante”, disse. “Eu vinha de cirurgia no joelho em 2019 e em 2020 veio a pandemia. Foi o título da superação, que nos deu a vaga para o Super Globe, a maior conquista que existe para um clube brasileiro.” Super Globe é o mundial de clubes. O Pinheiros chegou na semifinal, parando justamente no Barcelona de Petrus e do também brasileiro Haniel Langaro. “Será tudo novo para mim. Conversei muito com o Arthur Patrianova, catarinense que defende o Recoletas Valladolid. Ele me deu ótimas referências, do time e da Liga Asobal.”

Mais em Handebol