Siga o OTD

Handebol

Times de Duda Amorim, Mayssa e Gabriela Moreschi se classificam na Champions

A fase de grupos da Champions League de handebol feminino terminou neste domingo e os times de três das quatro brasileiras que participam da competição se classificaram para a fase principal do torneio: o Gyori, de Duda Amorim, o Vardar, de Mayssa, e o Larvik, de Gabriela Moreschi. A única eliminada foi Ana Paula Rodrigues, que defende o Rostov, da Rússia.

Na última rodada, dois dos times que contam com brasileiras se enfrentaram. O húngaro Gyori bateu o Rostov no sábado por 32 a 25. Duda Amorim, que semana passada teu seu gol escolhido como um dos cinco mais bonitos, marcou dois gols. Ana Paula Rodrigues não jogou por causa de uma lesão muscular na panturrilha que a tirou dos últimos três jogos da competição.

Com o resultado, o time de Duda Amorim chegou a dez pontos, com cinco vitórias e apenas uma derrota, garantindo o primeiro lugar do Grupo C. Em segundo ficou o romeno CSM Bucuresti, atual campeão, que somou seis pontos com três vitórias e três derrotas, mesma pontuação do Midtjylland, da Dinamarca, que ficou em terceiro nos critérios de desempate. O Rostov acabou na lanterna da chave com apenas dois pontos, já que venceu apenas um dos seis jogos que disputou.

Pelo Grupo C, o Vardar, da Macedônia, clube defendido pela goleira Mayssa, arrasou o Leipzig, da Alemanha, por 45 a 2, e fechou a primeira fase com a melhor campanha entre todos os participantes. Com 11 pontos, o time venceu cinco jogos e empatou um, garantindo a classificação em primeiro lugar da chave de forma invicta. Também de classificaram o FTC, da Hungria, que somou nove pontos e o Astrakhanochka, da Rússia, que somou os mesmos dois pontos do Leipzig, mas ficou com a terceira vaga nos critérios de desempate.

Já o Larvik, da Noruega, que conta com a goleira Gabriela Moreschi ficou em segundo lugar no Grupo D. No sábado, a equipe perdeu por 36 a 31 para o RK, da Eslovênia, que assegurou o primeiro lugar da chave com o resultado. Na terceira colocação ficou o Esbjerg, da Dinamarca, que venceu o IK Savekof, da Suécia, por 29 a 18 e eliminou o adversário.

Pelo Grupo A, os classificados foram Buducnost, de Montenegro, Metz, da França, e Thuringer, da Alemanha. O Glassverket, da Noruega, terminou em último lugar e foi eliminado.

Na fase principal, os 12 times classificados serão divididos em dois grupos de seis e jogarão todos contra todos em dois turnos para classificar os quatro melhores de cada chave para as quartas-de-final.

Na Champions League masculina, terminou o primeiro turno da competição neste fim de semana com três brasileiros em ação. Thiagus Petrus marcou um gol na vitória do MOL Pick Szged, da Hungria, sobre o IFK Kristianstad, da Suécia, por 29 a 21, enquanto o pivô Rogério Ferreira teve participação discreta na vitória do Vardar, da Macedônia, sobre o Lowen, da Alemanha, por 33 a 27. Quem brilhou foi o armador Zé Guilherme Toledo, que marcou cinco gols na vitória do Orlen Wisla Plock, da Polônia, sobre Kadetten Schaffhausen na quarta-feira por 33 a 26.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol