Siga o OTD

Handebol

Elaine Gomes assina com o Granollers e retoma a carreira

Pivô brasileira campeão mundial em 2013 retoma a carreira após superar transtorno em caso de doping causado por clube da Romênia

Elaine Gomes Brasileira Handebol Doping Campeã Mundial
Brasileira fechou contrato com o Granollers, da Espanha (Instagram/egomes19)

A espera de Elaine Gomes chegou ao fim. Depois de mais de 16 meses suspensa por doping, a pivô da seleção brasileira de handebol feminino assinou contrato com o Granollers, da Espanha, para o restante da temporada de 2020/2021. Atualmente, a equipe é a nona colocada na liga espanhola. 

“Desde que fui liberada estava conversando com algumas equipes e agora graças a Deus deu tudo certo. Eu conheço o auxiliar técnico, que é da seleção espanhola, é isso facilita um pouco. É uma equipe jovem mas com grandes ambições. Estou ansiosa pra sair o visto e poder embarcar logo para conhecer a minha equipe”.

Segundo Elaine Gomes, ela está indo jogar handebol no melhor lugar do mundo, que é a Europa. Por conta de tudo que aconteceu recentemente, a pivô assume que ainda não “caiu a ficha” do novo clube da Espanha. Para o restante da temporada e a retomada da carreira, a atleta sabe quais são seus objetivos.

“A curto prazo é apenas voltar a jogar. Quando isso acontecer já vai ser uma felicidade imensa. Mas é claro que quero ajudar ao máximo a minha equipe e contribuir da melhor forma possível. O clube está bem na liga espanhola e quero somar pra irmos ainda melhor, além da Copa de lá Reina que começa em janeiro. E a longo prazo quero poder voltar a seleção e buscar uma vaga pra Tóquio. Muita coisa na cabeça, mas quero dar um passo de cada vez”, finalizou a nova jogadora do Granollers.

Entenda o caso

A suspensão de Elaine Gomes começou por causa de seu ex-clube, o Corona Brasov. Em novembro de 2019, as jogadoras, com a autorização e prescrição do próprio clube, passaram por um tratamento com o uso de laser intravenoso. Esse tipo de tratamento não é autorizado pela Wada (Agência Mundial Antidoping). 

Na defesa das atletas e de si próprio, o clube informou que a decisão pelo tratamento foi tomada sem o objetivo de aumentar o desempenho esportivo, mas apenas ajudar a recuperação por fadiga e no tratamento de problemas médicos antigos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O tormento de Elaine Gomes se iniciou em outubro de 2019. Na ocasião, todas as atletas do Corona Brasov foram submetidas a um tratamento. Em novembro, as jogadoras do clube receberam uma suspensão preventiva de um mês. E, em junho de 2020, foram condenadas e a brasileira foi punida e só poderia regressar às quadras em março de 2021.

Em agosto deste ano Elaine Gomes recebeu a notícia que sua suspensão havia sido congela e, com isso, poderia voltar a jogar a partir do dia 14 de setembro.

Mais em Handebol