Siga o OTD

Handebol

Escândalo de doping faz Elaine Gomes ser cortada do Mundial

Elaine Gomes é cortada do Mundial porque o clube defendido por ela na Romênia é investigado por suspostos procedimentos considerados ilegais pela Wada (Agência Mundial Antidoping)

No mesmo dia em que foi derrotada pela França na estreia da Japan Cup, a Seleção Brasileira foi obrigada a anunciar o corte da pivô Elaine Gomes porque o clube que ela defende na Romênia, o Corona Brasov, está sendo investigado por realizar em suas jogadoras procedimentos não aprovados pela WADA (Agência Mundial Antidoping).

O procedimento que é considerado ilegal pela WADA é o uso de laser intravenoso, mas o clube romeno se defende dizendo não havia o objetivo de aumentar o desempenho esportivo das atletas, mas apenas ajudar a recuperação por fadiga e no tratamento de problemas médicos antigos.

Por via das dúvidas, o técnico Tomas Ryde, da Romênia, decidiu remover da lista de convocadas as quatro jogadoras pertencentes ao Corona Brasov: Cristina Laslo, Bianca Bazaliu, Eliza Buceschi e Daria Bucur. O mesmo foi feito pelo treinador da Seleção Brasileira, Jorge Dueñas, em relação a Elaine Gomes. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Handebol disse estar acompanhando o caso e dando todo o suporte à jogadora, que fez parte do elenco campeão mundial em 2013.

Além de Elaine Gomes e das quatro romenas, a montenegrina Ivona Pavićević, que também estava convocada para disputar o Mundial, também joga no Corona Brasov e, provavelmete, terá seu corte anunciado nas próximas horas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Handebol