A delegação brasileira de halterofilismo encerrou a participação deste domingo (5) com mais dez medalhas conquistadas nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar-2026, na Colômbia. Ao todo, os atletas do país faturaram cinco ouros, quatro pratas e uma medalha de bronze no segundo dia da modalidade na cidade colombiana.
+SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Recordes
Os principais destaques da equipe nacional foram as quebras de duas marcas históricas nas finais realizadas no ginásio da Universidade Popular de Cesar. Gustavo Amaral de Souza atingiu a marca de 232kg na categoria acima de 107 kg e estabeleceu o novo recorde das Américas.
Últimas notícias
No feminino, Tayana de Souza Medeiros também assegurou o topo do pódio e a quebra do recorde continental na divisão acima de 86kg ao levantar de 140kg. Na mesma disputa, a brasileira Edilandia Rodrigues Araujo ficou com a segunda colocação geral com o mesmo peso.
Mariana D’Andrea campeã
Ainda entre as mulheres, as competidoras do país garantiram uma dobradinha nas primeiras colocações da categoria entre 73kg e 79kg. Mariana D’Andrea conquistou a medalha de ouro após alcançar a marca de 135kg, seguida por Caroline Fernandes Alves, que ficou com a prata, levantando 123kg.
Nas divisões por peso dos homens, Ailton de Souza garantiu o ouro dos 80kg ao colocar 182kg para cima. Mateus Silva (207kg) e Jean Rufino (217kg) fizeram dobradinha com ouro e prata nos 107kg,. Os resultados do grupo foram completados com a prata de José de Lima até 97kg, com 180kg, e o bronze obtido por Ezequiel Correa até 72 kg, com 172kg.



