Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil anuncia convocação para disputar Copa Malmö de goalball

Tradicional torneio será realizado de 19 a 21 de maio, na Suécia

Jéssica estica as pernas na posição de chicote e faz a defesa durante treino; ela veste camisa de manga longa amarela da Seleção e calça preta (Renan Cacioli/ CBDV)
(Renan Cacioli/CBDV)

A Seleção Brasileira feminina de goalball foi convocado nesta quinta-feira (11) para a Copa Malmö, tradicional competição da modalidade, que será disputada na Suécia de 19 a 21 de maio. O torneio reunirá dez países: Turquia, Canadá, Israel, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Dinamarca, Brasil, França e Ucrânia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Assim como em 2022, a edição atual contará apenas com o torneio feminino – em oito oportunidades, houve a categoria masculina. Confira a lista de convocadas pelo técnico Gabriel Goulart: Ana Carolina Custódio (Icemat-MT), Ana Gabriely Assunção (Sesi-SP), Danielle Longhini (Sesi-SP), Jéssica Vitorino (Sesi-SP), Kátia Silva (Instituto Athlon-SP) e Moniza Lima (Sesi-SP).

Sobre o torneio

Primeiramente, a Copa Malmö existe desde 2000. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres. Por conta da pandemia, não houve competição em 2020 e 2021. No ano passado, as meninas ficaram com o bronze ao vencerem os EUA por 2 a 1 nos pênaltis. A Seleção norte-americana, por sinal, é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As japonesas são as atuais campeãs.

A Copa Malmö deste ano conta com dois grupos com cinco equipes em cada. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia – adversária das brasileiras na estreia, dia 19, às 4h35 (horário de Brasília-DF). Na outra chave, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e Turquia irão se enfrentar.

O foco do trabalho este ano está na classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidade de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Assim, apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga na Paralimpíada.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia