Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Escola de Campeãs leva o título brasileiro por equipe de ginástica rítmica

Neste sábado (19), tiveram início o Campeonato Brasileiro Adulto e a Copa Brasil de Conjuntos de Ginástica Rítmica com lindas apresentações no Ginásio de Esportes do IFS, em Aracaju (SE). No primeiro dia foram definidas as campeãs por equipe e do conjunto geral, com destaque para a Escola de Campeãs (ES) e para o Serc Santa Maria (SP). As finais serão neste domingo (20), das 9h às 12h15 (horário local), durante a II Etapa Caixa.

Pelo Brasileiro Adulto, a Escola de Campeãs (ES) conquistou a medalha de ouro por equipe, com 144,800 pontos. A prata ficou com a Agir – Associação de Ginástica Rítmica (PR), com 128,550, e o bronze com a Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), com 119,700.

Dona de quatro títulos por equipe na categoria adulta, sendo dois consecutivos, a Escola de Campeãs (ES) fechou o ano vitorioso com chave de ouro. “Para mim, o verdadeiro trabalho de uma equipe tem que ser focado no que cada ginasta tem como ponto forte. Se você canaliza isso nos treinamentos, cada uma vai chegar no seu potencial”, explicou a técnica Monika Queiroz. “O importante é que todas façam o melhor naquele momento. Esse foi o nosso espírito desde o início de 2016. Nós queríamos demais esse titulo de bicampeãs, em um ano olímpico e importantíssimo para a ginástica do Brasil. Como as atletas são diferentes umas das outras, acredito que esse é o grande segredo. Das diferenças você tirar o melhor de cada uma”, completou a treinadora.

Pela Copa Brasil de Conjuntos, o Serc Santa Maria (SP) foi o campeão, com 25,633 (13,633 nos cinco arcos e 12,000 nas três bolas e duas cordas), seguido pela Associação Ginástica Rítmica Colibri (PR), com 20,283 (10,900 no arco e 9,383 na bola e corda), e pelo Adiee/Udesc (SC), com 18,367 (5,967 no arco e 12,400 na bola e corda).

Logo na estreia em uma Copa Brasil de Conjuntos da categoria adulta, o Serc Santa Maria (SP) conquistou o título. “Nós estamos bem felizes. Amanhã teremos as finais por aparelhos e esperamos aumentar ainda mais a nota na nossa série do conjunto de arco, que foi cravado. Tivemos algumas falhas que queremos corrigir para o Brasileiro da semana que vem, em Florianópolis (SC)”, afirmou a ginasta Natália Damelio Antônio, de 17 anos, integrante da equipe de São Caetano do Sul (SP).

Campeonato Brasileiro Caixa e Copa Brasil de Conjuntos Juvenil: Antes das competições pela categoria adulta, foram as do juvenil, nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18). Pelo Campeonato Brasileiro Juvenil, Heloísa Bornal, da ADR Unopar (PR), venceu no arco, com 15,150, seguida por Vitória Guerra, do Espaço Cultural GRM (MG), com 14,500, e por Mariany Miyamoto, da Associação de Ginástica Rítmica Desportiva de Joinville (SC), com 13,400. Na bola, Heloísa conquistou o ouro após garantir 15,000. Mais uma vez, Vitória foi prata, com 14,750, e Mariany ficou com o bronze, com 14,400. Nas maças, Heloísa ficou na liderança com 15,350. Vitória foi a segunda, com 14,700, e Eduarda Carvalho, do Espaço Cultural GRM (MG), foi a terceira, com 14,000. Por fim, na fita, Mariany subiu no lugar mais alto do pódio, com 13,650. Heloísa levou a prata, com 13,600, e Vitória garantiu o bronze, com 13,500.

A campeã do individual geral para ginastas de 14 e 15 anos foi Vitória Guerra, do Espaço Cultural GRM (MG), com 56,550. A medalhista de prata foi Heloísa Bornal, da ADR Unopar (PR), com 55,800. O bronze ficou com Eduarda Carvalho, do Espaço Cultural GRM (MG), com 53,650. Para atletas de 12 e 13 anos, o destaque foi Amanda Santos, da ADR Unopar (PR), com 47,300. Na segunda colocação ficou Ana Carolina Souza, da Associação de Ginástica Rítmica Agin/Norsul (SC), com 45,000. O terceiro lugar foi de Maria Clara Souza, do Espaço Cultural GRM (MG), com 44,900. Por equipe, subiram ao pódio o Espaço Cultural GRM (MG), com 155,100, seguido pela Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), com 138,600, e pelo Tuiuti Esporte Clube (PR), com 137,000.

Pela Copa Brasil de Conjuntos Juvenil, ouro para o Serc Santa Maria (SP) no conjunto geral, com 22,250. A prata ficou para o Colégio Jardins (SE), com 18,833. Para completar o pódio, veio a Santa Mônica Clube de Campo (PR), com 17,017. O pódio se repetiu também nas decisões por aparelhos. No conjunto cinco cordas, o Serc Santa Maria (SP) venceu com 11,017. Já o Colégio Jardins (SE) somou 7,933 e a Santa Mônica Clube de Campo (PR) fez 7,867. Nos cinco pares de maças, o Serc Santa Maria (SP) garantiu 11,783, seguido pelo Colégio Jardins (SE), com 9,567, e pela Santa Mônica Clube de Campo (PR), com 8,367.

Clubes participantes:

Campeonato Brasileiro Caixa Juvenil: AABB Tijuca (RJ), Adamce (AM), Adiee/Udesc (SC), ADR Unopar (PR), Agir- Associação de Ginástica Rítmica (PR), Associação Atlética Adalberto Valle (AM), Associação de Ginástica Rítmica Agin/Norsul (SC), Associação de Ginástica Rítmica Desportiva de Joinville (SC), Associação de Ginástica Happy Gym/Canto do Rio Football Club (RJ), Associação Equipe de Ginástica Rítmica Estrela de Rondônia (RO), Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), Associação Tryade (SP), Centro de Ginástica do Pará (PA), Club Sportivo Sergipe (SE), Colégio Jardins (SE), Colégio Marista de Maceió (AL), Cris Vital GR Club (SE), Escola de Campeãs (ES), Espaço Cultural GRM (MG), Gorba (BA), Instituto Dom Fernando Gomes (SE), Ítalo Brasileiro (ES), Serc Santa Maria (SP), Sesi (AL) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Campeonato Brasileiro Caixa Adulto: AABB Tijuca (RJ), Adiee/Udesc (SC), Agir – Associação de Ginástica Rítmica (PR), Associação Atlética Adalberto Valle (AM), Associação de Ginástica Happy Gym/Canto do Rio Football Club (RJ), Associação de Ginástica Rítmica Agin/Norsul (SC), Associação de Ginástica Rítmica Desportiva de Joinville (SC), Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), Associação Tryade (SP), BNB Clube (CE), Clube Esperia (SP), Clube Jardins Iracema Alves (SE), Escola de Campeãs (ES), FAE Osasco (SP), Grêmio Náutico União (RS), Serc Santa Maria (SP) e Tuiuti Esporte Clube (PR).

Copa Brasil de Conjuntos Juvenil: Adamce (AM), Club Sportivo Sergipe (SE), Colégio Jardins (SE), Santa Mônica Clube de Campo (PR) e Serc Santa Maria (SP).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Rítmica