Siga o OTD

Ginástica Artística

Com volta de Nory, Brasileiro reúne estrelas em São Bernardo

Ricardo Bufolin/CBG

Arthur Nory, Jade Barbosa, Zanetti, Thais Fidélis, Diego e Daniele Hypolito serão as estrelas do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística por equipes

Com a volta de Arthur Nory, recuperado da segunda cirurgia que fez no ombro, o Campeonato Brasileiro de ginástica artística vair reunir quase todas as suas principais estrelas a partir desta sexta-feira no ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).

Arthur Zanetti atuará por São Caetano, Diego e Daniele Hypolito defenderão o time da casa. Jade Barbosa e Flávia Saraiva competem pelo Flamengo, Arthur Nory, Francisco Barreto e Caio Souza pelo Pinheiros e Thais Fidelis pelo CEGIN (Centro de Excelência de Ginástica do Paraná). O único desfalque entre os grandes nomes do país será Rebeca Andrade.

O torneio no ABC paulista vai reunir 20 clubes de seis estados diferentes, além do Distrito Federal, em busca do título de melhor equipe do Brasil. Haverá disputas nas categorias adulto e infantil.

Recuperado de uma cirurgia, o medalhista de bronze na Rio-2016, Arthur Nory, está voltando aos poucos à sua melhor forma. Ele ressaltou a importância e a competitividade do torneio nacional.

“Participo do Brasileiro adulto desde 2011. Uma coisa bacana que vejo é a junção das duas categorias. Os pequenos podem se espelhar e se inspirar nos adultos. O Brasileiro também serve para avaliar os atletas, é muito importante para quem busca uma vaga na seleção”, afirmou o ginasta do Pinheiros, clube de São Paulo que vai em busca do quinto título seguido.

“Na competição, tem os seis aparelhos e a final por equipes, que é muito emocionante. Você vive aquela pressão de ter que acertar tudo para ajudar seu clube”, disse Nory. Contudo, o atleta do Pinheiros sabe que ainda falta muito. “Não estou 100%, não tô na minha alta performance, meu ombro, eu sinto um pouquinho, mas eu sei que está bom, por exames, pela avaliação médica, mas ainda precisa voltar a ganhar a confiança, já são sete meses, com seis meses eu voltei a fazer ginástica, então estou voltando aos pouquinhos.”

“É a primeira competição após a minha cirurgia, é importante eu pegar o ritmo da competição, e tá nesse meio esportivo, é bom eu competir, como já disse é importante para o meu clube, é importante para mim Tb pq pra não deixar para competir muito perto antes do mundial, o foco este ano é o mundial, que já começa o caminho, a corrida olímpica”, completou Nory.

O Mundial de Doha, no Catar, de 25 de outubro a 3 de novembro, será o principal desafio da temporada para a seleção brasileira de ginástica artística.

Jade Barbosa também treinou e afirmou que o Brasileiro é uma festa para a ginástica, além de servir de parâmetro para os competidores que participam de eventos internacionais que reúnem a elite da modalidade.

“É um campeonato muito importante, que te ajuda a crescer mesmo quando o resultado é ruim. Aprendemos mais com erros do que com acertos. É a competição onde sempre testei minhas séries mais difíceis”, disse.

Thais Fidelis, de 16 anos, está confiante na disputa do individual geral e acha que o CEGIN pode brigar também para estar entre as três melhores equipes do Brasil. “Vou brigar por pódio.” Thais Fidélis, 4ª colocada no solo do Mundial de Montreal/2017, voltou a competir, depois de algum tempo parada, nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, em maio, e levou ouro por equipe para o Brasil e no solo.

Osvaldo F./Contrapé

Além de Thais, o CEGIN terá, em sua equipe adulta, Thais Fidélis dos Santos, Carolyne Pedro, Luiza Trautwein Domingues, Anna Julia Reis, Beatriz Lima e Julia Soares. O Infantil terá Josiany da Silva, Flávia Paesano, Alana de Oliveira e Andreza Gabrielly de Oliveira.

Já o campeão olímpico Arthur Zanetti se apresenta nas argolas, no solo e no salto no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Adulto e Infantil, por equipes e individual geral, pela equipe da SERC/Santa Maria, de São Caetano do Sul.

Osvaldo F./Contrapé

“Vou fazer solo, salto e argolas, mas como esse campeonato é por equipe e individual geral, sem disputas por aparelhos, eu vou buscar um resultado para a equipe de São Caetano. Também é importante para eu saber a nota que eu vou tirar. Apesar do critério um pouco diferente em relação ao de lá de fora, é sempre bom para ter uma base. Acabei de voltar dos Jogos Sul-Americanos, em que fui muito bem, mas por causa da periodização do ano acho que vou estar um pouco pior. Mas vou dar o máximo para ajudar a equipe de São Caetano”, observou Arthur Zanetti.

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será realizado de sexta (22) a domingo (24). Nesta sexta, o início da disputa está marcado para as 12h30.

Clubes participantes: Minas Tênis Clube (MG), Esporte Clube Pinheiros (SP), SESI (SP), Sogipa (RS), Grêmio Náutico União (RS), Clube de Regatas Flamengo (RJ), PM Taubaté (SP), SERC-Santa Maria (SP), ADC São Bernardo do Campo (SP), Associação Desportiva Centro Olímpico (SP), Brasil Futebol Clube (SP), Centro de Treinamento de Ginástica Artística Arthur Zanetti (SE),  Instituto Yashi (SP), CEGIN (PR), APAM Setor Leste (DF), Fluminense Football Club (RJ), Time Jundiaí (SP), Clube Campineiro de Regatas e Natação (SP), COESI (SE) e ASBAC (DF).

Programação:

Sexta-feira (22)

12h30 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAM – solo, cavalo com alças e argolas – subdivisão 1
12h10 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAF – salto e paralelas assimétricas – subdivisão 1
14h – Competição CI (classificatória) – Adulto GAF – salto e paralelas assimétricas – subdivisão 2
14h20 – Competição CI (classificatória) – Adulto GAM – solo, cavalo com alças e argolas – subdivisão 2
16h05 – Competição obrigatória infantil GAM e GAF

Sábado (23) 

8h – Competição CI e CII – Adulto GAM –  salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 1
8h10 – Competição CI e CII – Adulto GAF – trave e solo – subdivisão 1
10h – Competição CI e CII – Adulto GAF – trave e solo – subdivisão 2
11h50 – Premiação Individual Geral GAF Adulto
11h – Competição CI e CII – Adulto GAM – salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 2
13h30 – Premiação Individual Geral GAM Adulto
15h – Competição livre infantil GAM de GAF

Domingo (24)

8h – Final por equipes GAM Adulto
8h30 – Final por equipes GAF Adulto
13h15 – Premiação por equipes Adulto

Serviço
Campeonato Brasileiro Adulto e Infantil de Ginástica Artística
Datas: sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24)
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)

Mais em Ginástica Artística