Siga o OTD

Ginástica Artística

Jade e Zanetti brilham no 1° dia do Campeonato Brasileiro

Reprodução/Instagram

No 1° dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, Jade Barbosa lidera no individual feminino, enquanto Arthur Zanetti teve as melhores notas nas argolas e no solo

Nesta sexta-feira (22) foi dada a largada para o o Campeonato Brasileiro de ginástica artística, que está sendo realizado no ginásio poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). E no 1° dia de disputas, Jade Barbosa lidera no individual geral, assim como o seu clube Flamengo lidera por equipes no feminino.

Pelo masculino, o destaque do dia ficou por conta de Arthur Zanetti, que teve as duas melhores notas do dia – 15.200, nas argolas e 14.400 no solo. Mas a liderança no individual masculino é de Francisco Barretto, que contribuiu muito para que o Pinheiros lidere na competição masculina por equipes.

Ginástica Artística Feminina

Jade Barbosa mostrou porque ainda é uma das principais ginastas brasileiras. A atleta do Flamengo lidera o individual geral após o salto e as paralelas. Jade soma 27.500, mas é seguida de perto por Carolyne Pedro, CEGIN (Centro de Excelência de Ginástica do Paraná), que tem 27.200. Thais Fidélis, também atleta da CEGIN, vem na terceira posição com 26.850.

Com o desempenho de Jade Barbosa e de outras atletas, o Flamengo lidera por equipes, somando 81.950. Como não poderia ser diferente, o CEGIN vem na segundo posição com 78.900. A equipe da casa, a ADC São Bernardo do Campo, vem na terceira colocação(77.700).

Daniele Hypolito, 33 anos, destacou o desempenho das jovens de São Bernardo do Campo. Ele figurou em quarto lugar no primeiro dia, com 26.450.

“Nossa equipe tem só duas atletas do adulto, as outras são juvenis. É uma experiência muito importante. Depois disso, o Brasileiro juvenil será bem mais tranquilo para elas. Estou bem feliz com nosso desempenho, agora é manter o foco para amanhã”, afirmou a atleta.

Ginástica Artística Masculina

Arthur Zanetti foi o grande destaque, apesar de não estar entre os primeiros na classificação individual. O atleta do São Caetano tirou as duas melhores notas do dia no solo a nas argolas. O campeão olímpico fez 15.200 nas argolas, sua especialidade, e 14.400 no solo. “Foi muito bom, gostei principalmente do resultado no solo. Eu estava errando muito uma diagonal e aqui consegui acertar. Acho, aliás, que foi a melhor diagonal que eu fiz. O sentimento é de dever cumprido”, afirmou o atleta do Serc Santa Maria.

Apesar do desempenho de Zanetti, quem lidera no individual é Francisco Barretto. Barretto, atleta do Pinheiros, soma 40.700 após três aparelhos (solo, cavalo com alças e argolas). Na segunda posição, Gabriel Farias, do Minas Tênis, tem 39.450, enquanto Lucas Bittencourt, também do Minas Tênis, soma 39.300 e ocupa a terceira colocação.

Outro atleta que comemorou o resultado foi o medalhista de bronze na Rio-2016, Arthur Nory, do Pinheiros. O ginasta está voltando às competições após ter sido submetido a uma cirurgia no ombro direito. Nory foi o quarto colocado no solo (13.700) e o segundo no cavalo com alças (13.500).

“É meu primeiro campeonato do ano, estou voltando e tive algumas falhinhas, principalmente na saída do solo. Fiz uma preparação mais conservadora e estou satisfeito. Dei meu máximo”, disse.

Na competição por equipes, a liderança é do Pinheiros com 120.850. Coladinho, o Minas Tênis Clube vem em seguida com 118.400. A ADC São Bernardo tem 110.200 e ocupa a terceira posição.

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será realizado de sexta (22) a domingo (24).

Clubes participantes: Minas Tênis Clube (MG), Esporte Clube Pinheiros (SP), SESI (SP), Sogipa (RS), Grêmio Náutico União (RS), Clube de Regatas Flamengo (RJ), PM Taubaté (SP), SERC-Santa Maria (SP), ADC São Bernardo do Campo (SP), Associação Desportiva Centro Olímpico (SP), Brasil Futebol Clube (SP), Centro de Treinamento de Ginástica Artística Arthur Zanetti (SE),  Instituto Yashi (SP), CEGIN (PR), APAM Setor Leste (DF), Fluminense Football Club (RJ), Time Jundiaí (SP), Clube Campineiro de Regatas e Natação (SP), COESI (SE) e ASBAC (DF).

Programação:

Sábado (23) 

8h – Competição CI e CII – Adulto GAM –  salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 1
8h10 – Competição CI e CII – Adulto GAF – trave e solo – subdivisão 1
10h – Competição CI e CII – Adulto GAF – trave e solo – subdivisão 2
11h50 – Premiação Individual Geral GAF Adulto
11h – Competição CI e CII – Adulto GAM – salto, paralelas e barra fixa – subdivisão 2
13h30 – Premiação Individual Geral GAM Adulto
15h – Competição livre infantil GAM de GAF

Domingo (24)

8h – Final por equipes GAM Adulto
8h30 – Final por equipes GAF Adulto
13h15 – Premiação por equipes Adulto

Mais em Ginástica Artística