Nesta quinta-feira (16), a seleção masculina do Brasil participou do treino de pódio do Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Jakarta, na Indonésia. A atividade é a chance que os ginastas têm para treinar no ginásio de competição antes da qualificação que será no domingo (19). Além disso, a Confederação Brasileira de Ginástica divulgou a escalação dos brasileiros para o primeiro dia da competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O time masculino do Brasil conta com cinco ginastas no Mundial de Ginástica Artística em Jakarta. Caio Souza e Diogo Soares vão disputar o individual geral e, por isso, se apresentam em todos os aparelhos na qualificação de domingo. Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Tomás Rodrigues vão competir apenas nas suas especialidades. Vale destacar que o Mundial de 2025 é apenas individual e não conta com a disputa por equipes. Veja abaixo a escalação completa do Brasil:
Solo: Caio Souza, Diogo Soares e Tomás Rodrigues
Cavalo com alças: Vitaliy Guimarães, Diogo Soares e Caio Souza
Argolas: Diogo Soares e Caio Souza
Salto: Tomás Rodrigues, Diogo Soares e Caio Souza
Paralelas: Caio Souza, Diogo Soares e Vitaliy Guimarães
Barra fixa: Caio Souza, Diogo Soares e Arthur Nory
Individual geral: Diogo Soares e Caio Souza
Equipe pronta
A escolha dos ginastas por aparelho foi definida após o treino de pódio. “O treinamento de pódio é também a fase de definição dos aparelhos. Dentro desse formato, a comissão técnica define cada atleta no melhor aparelho, avaliando a parte técnica, a segurança e estabelecendo as séries dentro da estratégia competitiva, sempre pensando na melhor competição para o nosso país. O Brasil passou muito bem, reconheceu os aparelhos e saiu confiante. Agora, o foco é dar continuidade à preparação para que possamos fazer um ótimo trabalho nas classificatórias”, afirmou Hilton Dichelli Junior, coordenador técnico da seleção brasileira de ginástica artística masculina.
O Mundial de Ginástica Artística começa em 19 de outubro, com os homens do Brasil disputando a qualificação na madrugada do primeiro dia às 1h50min no horário de Brasília. A fase preliminar terá transmissão pela internet no EurovisionSports. SporTV, CazéTV e Time Brasil transmitem as finais.