Siga o OTD

All-Around

 

Ser ou não ser? Hamlet é um dos favoritos ao ouro no cavalo no Mundial de ginástica



Jovens da Armênia, promessa italiana e vice-campeão olímpico do Cazaquistão brigam pelo ouro no cavalo no Mundial de Ginástica Artística



Hamlet Manukyan e Mamikon Khachatryan disputam o ouro no cavalo com alças no Mundial de ginástica artística 2025
(Foto: Reprodução/Instagram)

O Mundial de Ginástica Artística Jakarta-2025 começa no dia 19 de outubro em Jakarta. No aquecimento para a competição, o Olimpíada Todo Dia faz uma série de textos listando os favoritos em cada uma das provas. No cavalo com alças, o vice-campeão olímpico Nariman Kurbanov enfrenta um trio de jovens talentos, formado pelos armênios Hamlet Manukyan e Mamikon Khachatryan e o italiano Gabriele Targhetta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Armênia vem com uma dupla de jovens ginastas que tem conseguido ótimos resultados no cavalo com alças. No Mundial Júnior de 2023, Hamlet Manukyan levou a medalha de ouro no aparelho, enquanto Mamikon Khachatryan ficou com a prata. Neste ano, eles subiram para a categoria adulta e repetiram a dobradinha no Campeonato Europeu. Eles também têm conquistado ótimos resultados no circuito da Copa do Mundo: um ouro para Khachatryan e três para Manukyan.

Um jovem ginasta que pode rivalizar com os armênios é Gabriele Targhetta da Itália. Ele levou o bronze no Campeonato Europeu e mais recentemente tirou a maior nota do ano, um 15.166 feitos na Copa do Mundo de Paris. Targhetta teve uma prata e um bronze nas Copas desse ano.

Para além da Europa

Do pódio olímpico de Paris-2024, o único que vai competir no Mundial de Ginástica Artística de 2025 é Nariman Kurbanov do Cazaquistão. Ele tem a prata de Paris, além de três títulos asiáticos no seu currículo. Mas ainda falta uma medalha em Campeonato Mundial. Em 2025, Kurbanov ganhou o ouro no Campeonato Asiático e venceu duas etapas de Copa do Mundo.

Patrick Hoopes, dos Estados Unidos, tem se destacado no NCAA, a liga universitária do país. Ele foi o campeão geral no cavalo com alças em 2024 e 2025. Neste ano, ele tirou 15.050 no Campeonato Nacional dos EUA e ganhou uma prata e um bronze em etapas de Copa do Mundo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em All-Around